Home » Grupo se reúne e restauram a casa, a vida, e a autoestima de uma família de Jacareí.

Grupo se reúne e restauram a casa, a vida, e a autoestima de uma família de Jacareí.

Publicado em 22 de fevereiro de 2018

Podemos começar falando que essa história parece um sonho, mas é realidade com um final muito feliz. E para falar sobre ela, conversamos com Fábio Reis, da igreja da cidade em Jacareí e ele nos contou como tudo começou.
Certo dia fomos convidados para um almoço na casa onde se deu a reforma, ao chegar ao local fiquei sensibilizado pelas condições estruturais que nos deparamos, contou Fábio.

A dona da casa, que mora com o filho adolescente, estava desempregada, com desafios na área da saúde e passando por algumas necessidades, mas sempre disposta a ajudar os outros, mesmo dentro de suas limitações.

No mesmo instante, sem que ela soubesse, minha esposa, dois amigos e eu fizemos um grupo no whatsapp e começamos a pontuar o que poderíamos fazer para mudar aquela realidade tão difícil.

A casa estava com quatro cômodos que não tinha telhado, estava com as paredes mofadas por todos os lados, reboco do teto caindo, portas e janelas enferrujadas e podres, infiltração de água, cômodos sem energia elétrica por conta das infiltrações, móveis danificados e área externa que estava isolada sem uso, gerou em nós uma enorme vontade de mudar aquela história. Convidamos um amigo engenheiro e pedi para ele fazer um levantamento do que seria necessário para iniciarmos.

Sentimos em nosso coração, que Deus falava para sonharmos grande, pois ele estava conosco e assim fizemos. Deus nos supriu em tudo e em todo tempo. Trouxe pessoas comprometidas e generosas que se envolveram completamente. Sem dúvida, nada disso seria possível sem elas. Começamos com uma lista inicial de acordo com o que entendíamos que era primordial para iniciar a obra.

Antes: 

Cada um que participou se doou completamente, foram dias e noites trabalhando, pessoas dispuseram do seu tempo e recursos financeiros para que tudo fosse feito da melhor forma possível. Aprendemos que “Excelência abençoa os homens e Honra aos Céus” (Pr Carlito Paes) e que “…Há maior felicidade em dar do que em receber”. (Atos 20:35).
Então, a princípio sem ter nenhum recurso financeiro e sem querer abrir para toda igreja para não expor a situação da nossa amiga, criamos um texto e começamos a compartilhar com alguns líderes e pessoas de fora da Igreja pedindo doações de “sobras de obras”, móveis usados ou doações em dinheiro mesmo.

De forma surpreendente, rapidamente tudo foi acontecendo,recebemos diversas doações de materiais de construção, alguns móveis, e dinheiro, para levar a frente nosso trabalho. Prestadores de serviço se disponibilizaram para ajudar sem cobrar nada.

Tivemos aproximadamente quinze voluntários envolvidos diretamente na obra e que ajudavam em seus horários de folga. Tivemos seis pessoas envolvidas diretamente na captação de doações e recursos, além de dois profissionais, extremamente capacitados na área de marcenaria e gesso, que prestaram serviço gratuito.

Nesse momento, bem emocionado, Fabio diz o quanto quer expressar e honrar a todos que se envolveram com os trabalhos manuais, ofertas e doações… Entregamos uma casa completamente nova, com telhado novo, calhas, gesso aplicado em toda casa (teto e paredes), azulejo para cozinha, piso e textura nas paredes do quintal e garagem, sofá e painel para TV nova, armário planejado para cozinha, pedra de mármore no balcão, guarda-roupas e camas novas, todos os itens de cozinha (panelas, pratos, talheres, potes, copos) todos novos, itens de decoração, janelas pintadas, Box no banheiro, tudo com a mão de obra sendo feita por irmãos voluntários da igreja.

A Igreja, uma grande família da qual pertencemos e abraçou a causa, o imóvel foi entregue ontem dia 20 de fevereiro, ou melhor, devolvemos um lar, para nossa amiga, vimos à emoção, a alegria estampada em seu olhar. Era muito mais que ela se permita sonhar, além da casa, ela encontrou uma melhor qualidade de vida, elevando sua auto-estima, o que com certeza, contribuirá até para sua saúde.

Como uma pessoa que crê nas promessas de Deus, falo sem medo de errar, que o senhor
Sempre faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos… Em Gálatas 6:10 diz “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.”

Posso dizer que não foi fácil, mas vendo como essa casa se encontra hoje, simplesmente linda, super aconchegante, e saber que existem pessoas maravilhosas, que se reúnem, com a finalidade de mudar, a vida e a história de alguém, só posso dizer que valeu muito a pena, cada suor derramado por essas pessoas voluntárias, e ver a alegria dessa pessoa que recebeu uma casa que virou o seu castelo, valeu muito a pena, assim como vale a pena, ouvir as promessas de Deus se cumprir em nossas vidas, e atender seu chamado.

Depois:

Pois para nós ficou um sentimento maravilhoso, como é bom receber, mas se doar em favor de um irmão, e muito mais gratificante, concluiu ele.

Por Célia Bicudo

  1. Max Souza disse:

    Linda atitude! Parabéns a todos os envolvidos! Isso é ser família!!!

  2. Mara disse:

    Muito lindo que todos fizeram , se cada pessoa pudesse ajudar o próximo o mundo estaria bem melhor.Tenham certeza que Deus retribuirá em dobro a todos que estavam ali fazendo o bem.Deus disse amai-vos como eu vos amei.Deus continue abençoando a todos . Parabéns pela grandiosa atitude.