Oxitocina HORMÔNIO DO AMOR
Publicado em 26 de outubro de 2018
A oxitocina é um nona peptídeo sintetizado nos núcleos paraventricular e supraótico do hipotálamo. Quando liberada perifericamente pela neurohipófise, atua como um hormônio que estimula a produção do leite durante a lactação e a contração uterina no parto.
No entanto, quando liberada centralmente, a oxitocina age como um neurotransmissor ou neuromodulador de diversos processos, tais como modulação da ansiedade, da libido, da interação social e regulação das respostas neuroendócrinas e cardiovasculares.
A oxitocina aumenta a lubrificação e o tônus vaginal, intensifica a experiência do orgasmo e aumenta o desejo e a memória de experiências prazerosas. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Bar-Ilan, em Israel, , indica que os níveis de oxitocina variam de acordo com a fase do relacionamento: eles dobram ao se apaixonar, permanecem altos nos primeiros meses de relacionamento e aumentam como nos primeiros meses ao se aproximar da pessoa amada no decorrer do relacionamento(HORMÔNIO DO AMOR💙).
Por fim , um outro estudo com a ocitocina foi na depência do álcool .Seu uso melhora a tolerância e reduz o sintomas de privação. Pedersen et al (2012), fizeram um ensaio duplo cego onde 7 depentes de alcool receberam 24UI de ocitocina intranasal e 4 receberam placebo por 3 dias. Todos os indivíduos tinham bebido muito a cada dia por pelo menos 2 semanas antes do estudo e haviam sido orientados a retirar, parar / diminuir o consumo de álcool. O grupo da ocitocina foi superior ao placebo na redução da retirada do álcool o que sugere que a ocitocina pode ser utilizada para tratamentos de dependência alcoólica.
Procure sempre usar com supervisão de um profissional .
Matheus Galhardo
CRM 140.046