COMEÇOU NOVEMBRO E VAMOS FALAR MUITO DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DE PRÓSTATA COM ESTILO DE VIDA E ALIMENTAÇÃO.
Publicado em 4 de novembro de 2018
Você sabia que baixos níveis de vitamina D podem estar relacionados a casos mais agressivos e avançados do câncer de próstata nos homens, segundo estudo publicado na revista Clinical Cancer Research.
A pesquisa sugere que a vitamina D pode desempenhar um papel importante na forma como o câncer de próstata começa e espalha.
Os níveis dessa vitamina tendem a cair com o avanço da idade e sua deficiência é mais comum em épocas e regiões que recebem menos luz do sol e em pessoas com a pele mais escura, que naturalmente bloqueiam os raios solares.
Os baixos níveis da substância no organismo podem levar ao crescimento desordenado das células, o que poderia originar o câncer.
Foram estudados 667 homens de Chicago entre 40 e 79 anos, que estavam fazendo biópsia da próstata porque tinham, recentemente, obtido um resultado anormal do exame PSA .
Os níveis normais de vitamina D vão de 30 a 80 nanogramas por mililitro em variáveis diferentes.
Cerca de 44% dos homens com resultado positivo da biópsia e 38% cujo teste teve resultado negativo para o câncer tinham baixos níveis de vitamina D.
Desses 44%, aqueles que tinham muito pouco desse nutriente no organismo tinham maiores chances de cânceres mais avançados e agressivos do que aqueles com níveis normais.
Esse dado ressalta a importância de incluir a dosagem da vitamina nos exames preventivos dos homens. Previna-se procure um médico habilitado que possa te ajudar.
DR MATHEUS GALHARDO
CRM 140.046