Home » O meu bate papo dessa vez é com ele. Claudinei Correia.

O meu bate papo dessa vez é com ele. Claudinei Correia.

Publicado em 31 de janeiro de 2019

51211653_1331093787032201_7427664747476025344_n

 

 

Claudinei Corrêa, é um homem muito trabalhador, é Inspetor de Caldeiraria, onde exerceu a o função por um período, é formado em exercendo o que Recursos Humanos. Daí, é que vemos a sua gestão a frente da Afronorte.

Ele também é como, pai de 4 filhos e ainda tem muita lenha para queimar, com tão somente 49 anos, ele não pára!

Gestor de formação, Claudinei sabendo da importância da formação acadêmica e sempre preocupado e em busca da informação se especializou em assuntos relacionados a promoção da igualdade racial. Foi um excelente Coordenador do PROMIP – Programa de Qualificação Profissional, que está presente em várias cidades do Estado deSão Paulo.

Entre elas temos as cidades Taquarituba, Coronel Macedo, Taguai e Sao José dos Campos. Foi também quem startou e idealizou um dos projetos mais conhecidos e cobiçados pelas mulheres, o Miss Dandara, ajudou e coordenou com todo o empenho o Prêmio Maria Figureira, como também ajudou muito no ABC SEM PRECONCEITO, onde puderam formar 10 mil estudantes, aqui na cidade de em São José dos Campos.

Também trabalho e empenho lhe rendeu o como o Ganhador do PROAC Etno Vale, junto a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Foi também um dos Ex assessor da Igualdade Racial da ALESP, onde adquiriu grande experiência na vida pública.

E na prefeitura de São José dos Campos, ajudou na coordenação da Secretaria da Igualdade Racial.

Perguntei a Claudinei sobre a Afronorte e mais sobre a sua formação.
“A diretoria da Afronorte é formada por 12 membros. Fazemos as eleições a cada 2 anos, estamos organizados a 15 anos.”

Ele também nos falou um pouco do trabalho e das ações que a Afronorte tem realizado.

“A AFRONORTE norteia as ações em relação a promoção da igualdade racial. Identificamos as demandas e sugerimos aos poderes públicos a execução de políticas afirmativas.”

Aproveitamos o gancho do assunto e entramos mais na Afronorte, sobre as suas conquistas.

•Campanha para Restaurar Igreja São Benedito Centro;
• Criação do Conselho Municipal de Promoção da igualdade racial e eleição popular no COMPIR;
• Diagnóstico de Traço falciforme no exame do pezinho;
• Diagnóstico de Traço falciforme no exame do pezinho;
• Implantação do Convênio SEBRAE Afro empreendedor;
• Já temos14 Miss Dandara;
• Já foram12 prêmio Maria Figureira
• Projeto ABC SEM PRECONCEITO 10 mil estudantes capacitados.

E vem muito mais por aí.

O Brasil é um país de diversas raças, encontramos diversas etnias em nosso país. E aqui em nossa região não é diferente. Claudinei também nos fala que apesar de toda essa mistura racial, ainda vemos o racismo. Para ele, “O preconceito e o racismo é uma triste realidade brasileira.”

Em um aspecto geral e diante da Constitui Federal, digamos que seja a mãe das leis. Claudinei fala que as pessoas são todas iguais, isso partindo da lógica da criação da espécie humana. As diferenças que conhecemos são construídas pelo tratamento desigual. Observando pelo aspecto da valorização da pessoa humana, os negros são tratados se formas desiguais, isto no cenário na relação trabalhista, na formação de riqueza, no âmbito escolar e também no nível escolar, o que resulta na mácula social da qual existe em nosso país.

Diante desse cenário em que podemos observar o racismo, a equipe trabalha com Claudinei, que para ele é uma família, tem trabalhado duro. A Afronorte tem desenvolvido palestras, oficinas, eventos temáticos envolvendo todas as pessoas na busca pela inovação sugerindo diminuir as diferenças históricas.

Falamos com ele também sobre a formação de nossa nação. É nítido que somos uma nação cheia de diversidades, ele nos conta que, nossa nação é formada pela diversidade. É necessário que todas as pessoas se unam para proporcionar a igualdade no tratamento das oportunidades e das pessoas. Temos uma legislação racial que precisa ser colocada na ordem do dia. Ele ainda ressalta que aqui em São José dos Campos SP, é uma cidade que tem potencial gigantesco, onde tem tudo para ser referência em aplicação de políticas públicas reparatorias. A cidade é rica em material humano, temos uma série de raças, etnias, crenças e muita força de vontade.

E para finalizar essa entrevista muito bacana e que podemos conhecer mais sobre o Claudinei e um pouco mais do Trabalho da Afronorte, Claudinei nos deixa uma mensagem.

“Eu acredito ser necessário cumprir as deliberações acordadas em caráter legal. Onde 54% da população brasileira é negra. Precisamos desenvolver gestão eficaz no tratamento as desigualdades históricas. O foco é olhar pra frente e buscas novas ferramentas que geram oportunidades a todos. A maior riqueza do nosso país está na sua diversidade. Precisamos reequilibrar as diferenças históricas e isso só se faz com eficiência na aplicação das ações afirmativas.
Sou proponente entusiasta na promoção de uma cultura de paz.”

Por Corifeu Alberto

Nenhum comentário ainda