Viva acima da Média
Publicado em 30 de julho de 2015
O movimento Eleve começou entendendo que todos desejam uma vida que saia do comum, esteja muito acima. Uma atitude elevada é leve, positiva, impulsionada pela esperança de um futuro certo. É potência máxima, que deixa o normal para trás enquanto se vive pelo poder do alto. É viver livre e prazerosamente, sem o peso da culpa. Eleve porque há um sentido maior para os sonhos da juventude. Eleve porque há um caminho para isso. Sua incumbência dentro da igreja é gerar um ambiente contextualizado e contemporâneo onde os jovens serão aceitos e acolhidos. É conectar todos através de programações semanais como celebrações e células que acontecem em casas tratando de assuntos que tem tudo a ver com a realidade de uma juventude autêntica e que anseia uma vida acima da média.
Muito embora seja difícil mensurar, são muitas histórias, testemunhos e transformações. Mas se formos falar de decisões no contexto de Jacareí envolvendo todas as faixas etárias do Eleve, só neste ano de 2015, auferimos mais de 60 decisões por Jesus.
São diversos casos. Dentre eles, o jovem Lucas, 21 anos. “Cresci num ambiente familiar onde havia muitas festas, todas elas com muito consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas. Meus pais eram empresários e em virtude da boa situação financeira, viajávamos muito. A curiosidade pelo cigarro, bebidas drogas começou muito cedo, ainda na infância com apenas 8 anos onde também fui despertado para a sexualidade vítima de um abuso” relata.
A adolescência de Lucas foi muito conturbada. Se envolveu com o mundo das drogas e violência para ser aceito e respeitado pelos seus colegas. seus pais brigavam muito até culminar na separação de vez. O jovem conta que seus pais ficaram muito decepcionado com ele. Foi então, que decidira não viver mais aquela vida.
“O início da minha juventude não foi diferente. Não consegui sustentar a decisão que havia tomado diante dos meus pais. Apesar de viver todo tipo de loucura, frequentando festas, baladas, raves, consumindo todo tipo de drogas e sexualidade promíscua, fui apaixonado por uma garota e, certa feita, voltando de umas dessas festas, encontrei essa garota com um amigo. Foi a gota d’água.Pensei em matar os dois e posteriormente cometer suicídio. Me sentira rejeitado, excluído, desamado. naquele momento, minha vida não tinha sentido algum. Me desloquei até os ‘Pátio dos Trilhos’ afim de me beber e drogar. Porém, ali encontrei uma galera que dançava tocava reggae. Um deles, me falou do amor de Jesus.
Daí então, fui até a Igreja. Embora fumava e ia ‘doidão’ até lá, era muito bem recebido e aceito por todos e quando saia de lá, ‘zuava’ o barraco ‘ de novo. Já no Eleve, notei que o pessoal era muito ‘doido’ e feliz sem ter de usar qualquer tipo de droga. A partir daí, deixei os vícios de lado e o Espírito Santo começou a encontrar espaço na minha vida” revela.
Hoje, Lucas afirma que está livre de tudo que o aprisionara. “Sou um dos líderes do Eleve, coordeno o ‘eleve resgate’, abordo jovens nas portas de baladas e bares mencionando o amor de deus e faço faculdade de Teologia com o objetivo de ser um dos pastores dessa igreja.
As celebrações são intensas como a juventude. Preparamos uma atmosfera com vídeos, iluminação, às vezes jogos onde os jovens se sintam a vontade de forma que ele pode chegar e encontrar um ambiente de descontração. As músicas e mensagens são envolventes, contemporâneas e comunicam o profundo amor de deus pelas pessoas.
O Eleve é separado por faixas etárias, assim falamos a linguagem de cada público.
Temos o ‘Xtreme’, adolescentes entre 13 e 18 anos, ‘Eleve Livre’, jovens entre 19 e 29 anos, ‘Eleve Up’ acima de 30 e o ‘ Eleve A3’ para jovens casais de namorados, noivos e casados.
O Eleve, muito mais do que o nome da nossa juventude, é um estilo de vida fora da normalidade onde cada jovem vive um relacionamento de intimidade com Deus. É isso que nos eleva em todas as áreas da nossas vidas, relacionamentos, profissões, afetividade, postura em quaisquer ambientes.
Quando vemos a juventude dessa cidade, notamos um potencial, força e disposição incrível. É a capacidade de sonhar e empreender. Nossa vontade é que cada jovem jacareiense descubra o sentido da vida como temos visto semanalmente em nossas celebrações do eleve e canalize toda sua capacidade num estilo de vida elevado, pensando nas coisas do alto, com os olhos no alto e conquistando as coisas do alto. Essa é a nossa mensagem para vocês leitores da ‘Elite Vale’.
Redes sociais: Facebook /Elevejacareí , Instagram @Elevejacareí e Twitter @Elevejacarei
Texto: Paulo Egydio Nascimento