Home » CUIDADOS COM O PET DURANTE O INVERNO DEVEM SER REDOBRADOS

CUIDADOS COM O PET DURANTE O INVERNO DEVEM SER REDOBRADOS

Publicado em 5 de junho de 2019

 

Médico-veterinário Carlos Moraes dá dicas para que os bichinhos de estimação não sofram com o frio e lança campanha de vacinação contra a gripe canina

Todo mundo sabe que o frio típico do inverno traz diversos problemas de saúde. Porém, nem todos lembram que a estação mais gelada do ano faz com que cães, gatos pássaros e até peixes também sofram com as baixas temperaturas. Com isso, é preciso ter atenção redobrada à saúde do pet.

“É nesse período que muitos animais de estimação estão propensos a sofrer de doenças respiratórias, oculares e articulares”, comenta o médico-veterinário Carlos Moraes. De acordo com ele, os principais problemas de saúde são relacionados às bronquites, à tosse canina (gripe canina) e, até mesmo, às graves pneumonias.

Para deixar a saúde dos pets em dia, é fundamental que o dono certifique se o animal recebeu todas as vacinas necessárias. “Existem vacinas que previnem algumas doenças, como tosse em cães e rinotraqueíte em felinos. Além disso, é ideal ter o ambiente protegido. A umidificação do ambiente ajuda na prevenção, ter água fresca à disposição. E, claro, ficar atentos a quaisquer alterações nos animais”, pontua.

Altamente contagiosa e semelhante à gripe humana, a gripe canina (Traqueobronquite infecciosa) pode ser transmitida por contato direto entre cães infectados. “Quando um tutor tem mais de um cão e um deles contrai a gripe, todos os outros acabam ficando doentes. A dica é que o animal doente seja isolado e não compartilhe ração, água ou brinquedos” explica Carlos.

Em filhotes e animais mais debilitados, o quadro pode evoluir para uma pneumonia e levar ao óbito. “São poucos os cães que morrem em decorrência da gripe canina. Cerca de 80% deles se recuperam bem”, alerta.

Durante os dias gelados, evite passeios nos dias muito frios e banhos muitos frequentes principalmente nos animais mais idosos. O ideal é passear com os cães em horários que estejam mais quentes entre as 11h e às 15h, por exemplo. A indicação do veterinário é que antes de frequentar parques ou locais com aglomeração de cães, vacine seu peludo para não haver risco de haver contaminação.

Na hora de dormir, é importante que o tutor deixe o cantinho do seu animal bem aquecido. “Colocar um cobertor ou colchão para ele dormir, evitando contato direto com o chão”, ensina Carlos. O médico-veterinário destaca ainda que com o frio, os pets bebem menos água e correm risco de ficar desidratados, por isso aconselha aos donos que coloquem mais potes de água pela casa, facilitando assim a hidratação deles.

E para garantir a saúde e o bem-estar do animalzinho de estimação neste inverno, o Dr. Carlos Moraes lança a campanha de vacinação contra a gripe canina que segue durante todo o mês de junho. Para mais informações ligue (12) 3207-0459.

Nenhum comentário ainda