Home » Investir em energia solar é investir no futuro

Investir em energia solar é investir no futuro

Publicado em 2 de julho de 2019

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma universidade pública que tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior.

Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

Sobre este projeto

Muita gente contribui com projetos sociais já existentes. Escolhem uma causa na qual acreditam e colaboram com o que podem, seja com dinheiro, doações, materiais e, em alguns casos, até mesmo participam de forma voluntária, sempre que possível.

Então porque não utilizar o conhecimento dos alunos da sua região para propor ideias e soluções?

A ideia do projeto a seguir surgiu após o grupo de alunos, James, Franciele, Roberval e Léo, do curso de Engenharia da Computação visitarem uma ONG, a Nova Aspad, localizada em Jacareí-SP.

Projeto Integrador Univesp – Engenharia da Computação – Energia solar fotovoltaica

Os projetos integradores (PI) estão previstos no curso de Engenharia da Computação para contemplar as práticas como componente curricular (PCC).

No PI, os alunos realizam este trabalho em ambientes externos. Desse modo, eles têm a oportunidade de investigar diversos processos que vão de encontro com o cenário atual que o mercado de trabalho exige.

Sendo assim, o desenvolvimento de um projeto, num grupo supervisionado, faz elo a diversas disciplinas desenvolvidas durante o curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e soluções.

Projeto de energia solar fotovoltaica para entidade social de Jacareí

O grupo de estudantes do Curso de Engenharia da Computação do polo de Igaratá, apresentaram então um trabalho para a ONG Nova Aspad.

Esta ONG é uma Associação de Pais e Amigos que trabalham em parceria com o Poder Público do município, para atender de forma integral a pessoa com Síndrome de Down, desde o nascimento até a fase adulta.

A Nova Aspad oferece diversos atendimentos. E uma das atividades que a ONG desenvolve é a natação.

Identificação do problema

Um dos problemas enfrentados no decorrer de alguns anos pela Nova Aspad, é o alto gasto na conta de energia elétrica referente ao consumo do uso da piscina.

Todos sabemos o quanto a natação é importante, pois melhora a qualidade de vida e a auto estima, bem como proporciona vários benefícios físicos que favorecem a estimulação do desenvolvimento motor de pessoas com Síndrome de Down. Isso contribui para que esses indivíduos ampliem sua participação no espaço social.

Além disso, a entidade conta com um grupo de profissionais que atendem em dois setores, o clínico e o centro de convivência.

Como sabermos, algumas ONGs sempre passam por algumas dificuldades financeiras.

Solução do problema

Atento ao problema do alto consumo de energia elétrica, o grupo de alunos propôs a implantação do uso de placas fotovoltaicas para a geração de energia para o aquecimento desta piscina. Com isso, o resultado que se espera é que nos meses seguintes a conta de energia elétrica reduza bastante.

O grupo de alunos tem estudado o comportamento e características do consumo, as melhores formas para disponibilizar a energia, trabalhar com previsão de demanda e consumo, entre outros elementos.

O estudo tem o objetivo de ajudar a instituição com a redução nos custos de energia elétrica. O projeto, que ainda não tem nenhum apoio financeiro de terceiros, é resultado de uma iniciativa de alunos da Univesp por meio da disciplina do Projeto Integrador.

Conclusão

O que se espera nos próximos meses é que as as pessoas possam conheçam essa causa e saber de sua importância para a instituição. Quem quiser apoiar esse projeto é só entrar em contato, deixando seu nome e email que faremos contato.

Queremos que esse projeto se realize e não seja apenas um projeto acadêmico como muitos outros que não se realizam, afirma James, um dos integrantes do grupo de Engenharia da Computação.

Você notou o quanto a energia solar é importante? Caso tenha se interessado por este projeto, e queira ajudar com a implementação de energia solar fotovoltaica, entre em contato conosco, deixando um comentário no vídeo.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre este projeto!

Diante desse contexto, no Projeto Integrador os estudantes do curso de Engenharia da Computação tem como ponto de partida para o seu desenvolvimento, a criação de um vídeo que detecte uma temática acerca do problema e solução encontrada para o seu projeto.

Por isso o grupo de estudantes criaram um vídeo para ilustrar melhor essa ideia.

Nenhum comentário ainda