Home » CONFIANÇA

CONFIANÇA

Publicado em 17 de setembro de 2020

 

 

A vida está para o amor assim como o amor está para a confiança. Fato!
Quantas vezes escutamos: “Cuidado! Não devemos confiar em ninguém!”. Triste, não? É como se devêssemos usar um escudo constantemente na ânsia de evitar possíveis decepções. Doce ilusão…
Não há como viver uma relação saudável sem confiança e confiar não é saber tudo sobre a pessoa. É justamente o contrário, é não precisar saber.

O amor requer doação e a confiança precisa ser semeada. É preciso, antes de tudo, confiar em si mesmo. A autoconfiança permitirá que você viva um relacionamento saudável. Muitas vezes as pessoas que apresentam atitudes de desconfiança carregam em si uma baixa autoestima, problemas de insegurança e um medo demasiado de perder.

Aliás, às vezes, o medo de perder é tanto que numa tentativa de defesa frustrada, a pessoa acaba criando fantasias que de nenhuma forma irão evitar as decepções, mas sim criar outros problemas para o seu relacionamento.
A confiança precisa ser cultivada diariamente em um relacionamento. Somente através das nossas ações que permitimos conquistar a confiança do outro. Ao mesmo tempo em que ela precisa ser alimentada, pode ser destruída com muita facilidade. Eis o grande problema. A confiança é como o vidro, uma vez quebrado, difícil de reconstruir.
Já dizia Shakespeare “..leva-se anos para construir a confiança e apenas segundos para destruí-la…”

Portanto, se você quer viver um relacionamento de paz e equilíbrio confie no outro e faça a sua parte para que o outro também confie em você. Deixe para que os problemas aconteçam quando realmente existirem fatos concretos e reais que você deva se preocupar. Tudo que você tenta antecipar só vai gerar mais ansiedade e outros possíveis transtornos emocionais. Viva o hoje. Aproveite o seu relacionamento.

Segue algumas dicas para você aumentar a confiança:

• Seja honesto com você e seu parceiro. Somente a sinceridade em um relacionamento fortalece a confiança e o respeito. Está a fim de viver uma relação 100% verdadeira, aposte nisso. Não está, seja honesto com você e com o outro também. Lembre-se somos livres e podemos escolher o tempo todo. Somente permaneça em uma relação se estiver disposto a realmente viver essa verdade. Quem pensa que está enganando o outro, na verdade está enganando a si mesmo.

• Conversem sempre. O desconhecido traz insegurança. Além disso, o outro nunca vai saber o que você espera se você não comunicar. Há maneiras doces de falar sobre sentimento, sem cobranças.

• Seja cúmplice do seu par. Saber que você tem alguém para dividir as suas alegrias, suas angústias, seus segredos é muito bom. Não traia a confiança que você já conquistou.

• Se algo ruim já aconteceu no seu relacionamento e está difícil controlar a insegurança busque uma ajuda profissional para que você possa se fortalecer emocionalmente e poder escolher o melhor caminho a seguir.

Psicóloga Gabriela Marini
(12) 3018-7434 / (12) 99621-1558

Nenhum comentário ainda