Home » Dicas de como se preparar para o ENEM

Dicas de como se preparar para o ENEM

Publicado em 15 de dezembro de 2020

 

 

Construir uma bagagem de leitura para mostrar conhecimento dos problemas sociais contemporâneos é um diferencial para alcançar nota 1000 na redação

A pandemia impactou a rotina escolar. As aulas presenciais deram lugar ao modelo remoto, e os alunos do ensino médio se viram em meio à insegurança de não absorver todo o conhecimento a tempo de prestar o ENEM e os demais vestibulares. No entanto, o adiamento dos principais exames do país deu uma sobrevida para os estudantes se prepararem para esse momento desafiador. Pensando em contribuir com os jovens que estão a pleno vapor nos estudos, Lara Ribeiro Da Silva, professora do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São José dos Campos, compartilha experiências e dicas úteis para quem vai fazer as provas.

Informe-se sobre a prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou por diversas mudanças desde sua criação em 1998. No entanto, nos últimos anos, houve uma estabilização em sua estrutura. Uma prova de dois dias, com 180 questões e uma redação, não envolve apenas conhecimentos específicos, mas capacidade de concentração e atenção para enfrentar horas sentado diante daquilo que é muito mais que um caderno de questões. Não basta decorar conteúdos, fórmulas e regras. É preciso dominá-los para que, em um contexto cotidiano, tal conhecimento ganhe sentido e o aluno possa compreender o que é pedido pela questão.

Estabeleça uma rotina

O aluno que se prepara para uma prova que pode mudar o curso de sua vida precisa buscar uma rotina de estudos “sustentável”. Esse processo deve envolver momentos de estudo passivo, em que o aluno assiste aulas ou lê materiais, mas também momentos de atividade. Essenciais para seu desenvolvimento, a produção de resumos ou a resolução de exercícios precisa fazer parte do cotidiano do participante. Não há uma receita de quantas horas são precisamente necessárias. Conhecendo suas dificuldades, realizando simulados e contando com o feedback de professores, é importante ajustar a rotina para que caiba estudos, descanso, alimentação e diversão.

Conte com o apoio da família

Um ambiente pacífico, confortável e sem interrupções promoverá condições ótimas para que a atividade acadêmica se efetive. A família constitui o primeiro núcleo de um ser humano e, no momento de um desafio como a conclusão do ensino médio e o ingresso no ensino superior, contar com ela é como voltar ao colo que deu sustentação nos primeiros meses de vida. A preparação do ambiente de estudo, a facilitação e flexibilização dos contratos de convivência no lar para que o estudante tenha mais tempo para se dedicar e o diálogo motivacional são as melhores formas de fornecer tal auxílio.

Abuse das técnicas de estudos

Há técnicas que favorecem o entendimento do conteúdo. Sem dúvida, o perfil do aluno e suas aptidões precisam ser levadas em conta, mas diversos estudos já apontam que apenas reproduzir os conteúdos por meio de cópias ou assistir passivamente a aulas não é suficiente para construir um conhecimento sólido. Nesse sentido, é preciso que o aluno exercite sua capacidade de síntese construindo esquemas de memorização e resumos para que se aproprie dos temas com autoria. Inclusive, a exposição oral sobre um tema que gera dificuldade pode ajudar a transpor desafios. Outro método que envolve uma atitude ativa do aluno é a resolução de exercícios.

Transforme “inimigos” em aliados

Amigos e tecnologia, que podem provocar distrações, são muitas vezes colocados em um conjunto das atividades prejudiciais aos estudos. O caminho para o sucesso é transformá-los em aliados. Estudar em grupo permite a socialização do conhecimento. Explicar um conteúdo a um colega ou solicitar ajuda contribui para o processo de aprendizagem. De igual modo, ao invés de ser apenas uma ferramenta de entretenimento e diversão, o mundo virtual pode ser uma fonte de consulta riquíssima, oferecendo resoluções de exercícios, aulas on-line e leituras importantes. Por isso, essas opções devem ser consideradas para somar na preparação de um vestibulando.

Prepare-se para fazer uma redação nota 1000

Com um peso muito grande na nota final, a redação deve receber um preparo especial. Para isso, estudar provas anteriores, ler redações acima da média publicadas nas mídias e ter uma bagagem de leitura são os primeiros passos. O aluno deve: dominar a norma-padrão da língua por meio da leitura e dos estudos gramaticais; construir uma bagagem de leitura para mostrar conhecimento de mundo dos temas – geralmente problemas sociais contemporâneos – abordados; e saber organizar suas ideias no papel com preparo e desenvolvimento. Essas habilidades compõem as principais competências avaliadas na redação do ENEM e, portanto, seu domínio exemplar leva à nota máxima.

De olho no futuro

Para os jovens que ainda vão ingressar no ensino médio e já estão em busca de uma formação integrada e cidadã, o Senac São José dos Campos está com inscrições abertas para o Ensino Médio Técnico em Informática. Dividido em áreas do conhecimento, a cada ano o aluno recebe uma certificação. No final do primeiro ano, já pode ingressar no mundo do trabalho como estagiário. Ao final do curso, recebe o certificado de Técnico em Informática e já tem uma profissão para trabalhar, podendo ainda continuar os estudos prestando ENEM ou vestibular e se matricular em uma universidade.

Para mais informações ou inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Serviço:

Ensino Médio Técnico – Novas Turmas 2021

Matrículas abertas: www.sp.senac.br/ensinomedio

Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP

Informações: www.sp.senac.br/sjcampos

Facebook: www.facebook.com/senacsjcampos

Instagram: www.instagram.com/senac.sjcampos/

Nenhum comentário ainda