Cooperativa apoia o Movimento Maio Amarelo em parceria com Secretaria de Mobilidade Pública de São José dos Campos
Publicado em 10 de maio de 2021
Segundo a ONU/OMS, 1,35 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito a cada ano no mundo
Com o intuito de incentivar cada vez mais a segurança e qualidade de vida, o Sicoob Cressem apoia o Movimento Maio Amarelo, ação que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O tema da campanha deste ano é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.
Além de divulgação de alertas, dicas sobre o trânsito e vídeos informativos, a sede do Sicoob Cressem terá iluminação cênica na cor amarela. A ideia é criar um amplo engajamento, para que todos se envolvam e contribuam com a redução de acidentes.
“Convidamos a sociedade a multiplicar essa ideia e resgatar o sentimento de responsabilidade no trânsito, seja como motorista, motociclistas ou pedestres. Precisamos nos lembrar sempre de ter compromisso com a vida”, pontua Thiago Teixeira, diretor presidente da cooperativa.
A iniciativa está alinhada aos princípios do cooperativismo que visam o desenvolvimento das comunidades onde a cooperativa está integrada. “A ação tem provocado um resultado muito positivo, por isso, achamos que seria apropriado levá-la para toda a instituição”.
Maio Amarelo
O Onsv (Observatório Nacional de Segurança Viária) é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver atividades que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país. Desde 2014, ano de lançamento do Movimento, o Observatório prepara uma campanha publicitária com um tema diferente e ao longo das sete edições, já foram abordados assuntos desde o “Atenção pela Vida” em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” de 2020.
Segundo a ONU/OMS (Organização das Nações Unidas/ Organização Mundial da Saúde), 1,35 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito a cada ano no mundo todo. Em contra partida, o Brasil traz um cenário positivo: de acordo com dados do Ministério da Saúde em 2019 foram registradas 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001.
Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no país. Entre eles, o Maio Amarelo, e por isso, é tão importante que o engajamento continue, mesmo nesse ano, quando as ações deverão ficar dentro do ambiente virtual.