Home » Exposição individual do artista Luiz Bhittencourt.

Exposição individual do artista Luiz Bhittencourt.

Publicado em 8 de outubro de 2021

 

Sessão-Fotográfica-Retrato-do-Artista-Luiz-Bhittencourt-realizado-pelo-Fotógrafo-Fabio-Bueno-em-Galeria-&-Estúdio-Fabio-Bueno-em-Caçapava-SP

 

 

 

A Galeria Poente, galeria de arte contemporânea localizada em São José dos Campos, convida aos interessados a exposição individual do artista Luiz Bhittencourt, intitulada PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

 

A exposição traz obras da atual série de trabalhos do artista intitulada “JANELAS E PERCEPÇÃO” iniciada em janeiro de 2019 na cidade de Ribeirão Pires, São Paulo.

A série já teve até o presente momento duas exposições: ambas em 2019, onde uma apresentou as janelas como movimento e observação e a outra como relato de percepção em um laboratório de pesquisa e entrevistas com pessoas dos mais variados segmentos profissionais, sociais e culturais da sociedade.

 

Agora em sua terceira exposição da série, apresenta obras influencias em um laboratório de pesquisa no relato da percepção de crianças e adolescentes sobre os mais variados assuntos.

 

 

Ainda no mês de outubro, o artista comemora 23 anos de carreira artística

 

A série apresenta obras que podem ser divididas em algumas vertentes:

NOSTALGIA DA INFÂNCIA: que retrata um pouco da infância do artista, a época de criança na casa dos avós onde a avó tinha o hábito de costurar cortinas, colchas e toalhas com retalhos, e por trás das cortinas pelas grandes janelas do casarão costumava observar a rua, seu movimento, as pessoas que passavam os mais distintos estilos da época.

 

PERCEPÇÃO: um olhar voltado ao movimento da rua observado de uma janela, seja ela de uma residência ou do alto de imensos arranha-céus. Também mostra um lado crítico do eu (artista) consigo mesmo e para com os outros na percepção de uma observação. Como o artista se vê quando está em frente ao espelho através da janela dos olhos, buscando a percepção do seu interior e ao mesmo tempo através das mais variadas formas de janelas observando pessoas e situações com percepção muitas vezes inquieta do mundo ao redor.

 

FIO DE PERCEPÇÃO: observando a vida por um fio que muitas vezes pode arrebentar ou se cortar deixando uma sutil percepção entre a vida e a morte, mostrando uma fragilidade que às vezes nem percebemos na fração de um simples piscar de olhos.

 

PERCEPÇÃO DA JANELA: baseada em um laboratório realizado com diversas crianças e adolescentes. Eles relataram acontecimentos de seu dia a dia que lhe chamaram a atenção ou que os tenham marcado de alguma forma e sua percepção sobre o ocorrido. Com o relato laboratorial dos pequenos, o artista transportou a sensação em telas e instalações, tendo como principal janela o olhar das crianças e dos adolescentes nas mais diversas situações que possamos imaginar. Situações essas das quais muitas vezes fechamos os olhos ou fingimos não ver algo tão gritante, como a morte provocada pela ganância, poder, dinheiro, status, luxúria, conveniência, prestígio, sucesso…”

 

 

Luiz Bhittencourt, 1972, vive e trabalha em São José dos Campos-SP.
Formado em Administração de Empresas, trabalhou com organização de eventos até 1998, quando teve um sonho para retratar uma imagem em tela. Assim ele ingressa nas artes plásticas com aulas ministradas pela artista plástica Luciana Melo, de estilo voltado para arte sacra e ao mesmo tempo cultura popular.

Com mentoria da artista plástica Eliza Pires nasce a inspiração que marcará sua trajetória não só profissional como o estilo de vida. Com traços ainda mais expressivos Luiz Bhittencourt dá vida à série “Religiosa”. Obras embasadas pelas passagens bíblicas, uma tradução do entendimento do artista pelas fases do Novo e Velho Testamento.

 

Com o novo momento global, e a realidade de vida diante a pandemia Convid-19, Luiz Bhittencourt passa momentos reclusos e se volta a estudos de arte em cerâmicas e as novas pinturas de sua série “Janelas e Percepção”.
Ao longo da carreira, entre anos sabáticos e emblemáticos Bhittencourt deu vida a 18 séries e um total de 820 telas. As obras do artista interiorano encontram-se em coleções particulares dos mais distintos setores da sociedade, sendo colecionado por mecenas, diplomatas, religiosos, empresários, magistrados e admiradores não só no Brasil como na Europa, Ásia e Oceania.

 

Serviço
PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Exposição individual do Artista Luiz Bhittencourt

 

Vernissage:
14 de outubro das 14:00 as 21:00
Visitação: até 21 de novembro

Horário: De terça a sexta das 13:00 as 19:00 e sábados das 10:00 às 16:00 horas

Local: Avenida Anchieta, 1564, Jardim Esplanada, São José dos Campos.

whatsapp: 12-991244992
Instagram: @galeriapoente

Nenhum comentário ainda