Olá Consumidor, as máscaras caíram! E agora?
Publicado em 17 de março de 2022
No dia 15 deste mês foi comemorado o “Dia Do Consumidor”. O primeiro em dois anos sem máscaras nos calçadões e uma data importante para o varejo reencontrar o seu antigo cliente, que está diferente e com muitos hábitos novos. Ele aprendeu a comprar online, sabe pesquisar preços e conhece os benefícios do produto e serviço que pretende adquirir.
Mais do que uma data comercial, ela simboliza o retorno do aquecimento da economia. Empresas oferecem promoções e o consumidor ávido por voltar as compras, nem sempre essenciais, adoram os cupons de desconto oferecidos de forma cada vez mais customizada para eles. O dia do consumidor de 2022 foi o reencontro das compras online e offline, do e-commerce e da loja física, do cliente e do vendedor, da família e o passeio voltado as compras. Certamente não é uma Black Friday ou um Dia das Mães, mas de forma quase que involuntária e inconsciente compradores e vendedores se uniram em prol do comércio neste dia.
O intuito deste artigo é ilustrar um cenário macro, social e econômico, a fim de que enxerguemos futuras tendências a nossa frente, entretanto neste dia do consumidor uma parcela da população festejou sem poder encher o carrinho de compras. A inflação que corrói o poder de compra dos mais pobres já chegou as gôndolas dos supermercados, eletroeletrônicos, artigos de vestuário, informática e autopeças, fazendo com que a população precise planejar ou escolher suas prioridades na hora de comprar. Daqui para frente veremos muitas empresas e governos culpando a inflação pelo infortúnio das economias e preços exorbitantes e caberá aos consumidores continuarem se educando e
pressionando o mercado por soluções melhores e mais criativas a fim de atender às necessidades de um povo. Precisamos mais do que cupons de desconto!
Danilo Magri
Gestor de negócios