AVALIAÇÃO FÍSICA, UMA FONTE DE INFORMAÇÕES! PREPARADO PARA ENTRAR EM FORMA?
Publicado em 29 de março de 2016A prática regular de uma atividade física deve ser feita por todos desde cedo, como forma de prevenção de doenças. Mas temos que ter cuidado, mesmo indivíduos que aparentemente sejam saudáveis, podem ser portadores de variadas doenças, entre elas as cardíacas que, com o esforço dos exercícios físicos, podem se agravar, chegando a ser fatal algumas vezes.
Se você pensa em começar a se exercitar, saiba que não basta procurar uma academia e
comprar roupas adequadas e o tênis certo. E preciso muito mais cuidado, pois cresce o número de alunos que saem por aí treinando sem qualquer tipo de cuidado. Com o crescimento da população obesa e com sobrepeso, é importante a realização de uma AVALIAÇÃO FÍSICA, pois assim é possível detectar algum problema. Se for sedentário ou está parado há algum tempo e quer recomeçar, o correto é ser avaliado por um médico Clínico ou um Cardiologista, onde o aluno deverá realizar uma série de exames físicos minuciosos e complementares como teste ergométrico, na esteira ou bicicleta, eletrocardiograma, exames laboratoriais. Assim que houver a liberação médica, não podemos nos esquecer da AVALIAÇÃO FÍSICA que será o ponto de partida para elaboração e planejamento de um programa de atividade física direcionando, em cima de objetivos específicos como melhorar o condicionamento físico, enrijecer, definir, emagrecer ou aumentar a massa magra. É fundamental ter amplo conhecimento do aluno, para garantir que não haja qualquer problema que impeça ou comprometa a prática da atividade escolhida, antes de indica-lo e prescrever as atividades
O sucesso está relacionado ao processo de Avaliação Física, que demonstram na aquisição de hábitos saudáveis, mudança de comportamento, no melhor controle da evolução e ajuste nos programas de treinamentos, com maior segurança.
Todos os indivíduos podem e devem praticar exercícios físicos, até mesmo os que apresentam alguma limitação. Só é preciso começar devagar, sem exagero, dando tempo ao tempo, pois o organismo começará a assimilar, gradualmente, os efeitos dos exercícios.
Bom treino!!!
Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.