Músico de São José dos Campos realiza trabalho voluntário nas escolas da cidade
Publicado em 28 de outubro de 2022
O músico e psicólogo Tiago Vilela, de São José dos Campos, tem realizado nos últimos meses um trabalho nas escolas da cidade, voltado à educação infantil, para auxiliar na alfabetização das crianças por meio da interação com a música.
Para Tiago, trabalhar a alfabetização a partir da musicalização infantil faz com que a criança sinta-se preparada para explorar e fique aberta ao processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que tem sua saúde mental impactada positivamente. “A música pode ser uma ferramenta terapêutica porque os sons impactam o nosso sistema cognitivo e, por consequência, a nossa saúde mental. A musicoterapia utiliza sons específicos e diversificados que estimulam partes do cérebro, interferindo nas nossas sensações para trabalhar o organismo em busca de melhorias”, conta.
O músico explica que existem melodias específicas que harmonizam o nosso sistema cognitivo a partir do ritmo e da frequência. “Isso ajuda a reduzir o estresse, aliviar a tensão e, no caso das crianças, abre caminhos para facilitar o aprendizado, já que elas ficam mais alertas e sensibilizadas. Esse processo otimiza o nível de foco e contribui para a retenção de memória”, completa.
O trabalho desenvolvido por Tiago nas escolas de São José dos Campos é realizado a partir de músicas infantis de pouca complexidade, com poucos acordes e palavras que fazem parte do contexto das crianças, tornando o processo lúdico.
As escolas interessadas em agendar uma aula de música para os estudantes podem entrar em contato diretamente com o músico pelo Instagram @tiagovilela.music. Ele oferece, ainda, conteúdo gratuito em seu canal no Youtube, que também tem a finalidade de contribuir com a alfabetização infantil de forma divertida. Acesse aqui.
Novo Single
Tiago acaba de lançar sua nova música infantil, que conta com um clipe especial e fala sobre sentimentos de maneira leve e fácil: Tum Tum Tum Manteiga Derretida já está disponível aqui.