Musicoterapia: Conheça o poder da música como tratamento
Publicado em 28 de outubro de 2022
Drª Nathalya Avelino, musicoterapeuta, conta sobre os efeitos do tratamento na neuroreabilitação
É possível mudar vidas à partir da música? A resposta para a pergunta é sim! A musicoterapia mostra efeitos surpreendentes para a memória, humor e concentração.
Nathalya Avelino, doutora em Engenharia Biomédica e coordenadora nacional do curso de pós-graduação em Musicoterapia da Faculdade Censupeg esclarece uns mitos e verdades sobre a prática do tratamento.
Com a vida traçada desde seus 17 anos de idade, Nathalya Avelino sempre foi de ter certezas. Seu sonho, quando adolescente, era de terminar o doutorado antes de chegar aos 30.
“Aos 16, entrei na faculdade de Música, e, aos 22, estava contratada como professora do curso de música na Universidade do Estado do Pará, onde também me formei. Porém, o ensino da música não me completava.”, contou Nathalya.
Com sonhos maiores a alcançar, a jovem viajava para o Rio de Janeiro, onde se formou en Musicoterapia. Na época, a profissional também foi aprovada no mestrado em São José dos Campos.
“Era uma loucura! Trabalhava em Santarém, 1 semana por mês estava em SJC e nas férias no Rio de Janeiro.”, completou.
Aos 29 anos de idade, quando defendeu seu doutorado, a mulher de raízes cearenses, foi convidada a coordenar e dar aula em uma pós-graduação em Musicoterapia e abriu turmas em todo o Brasil.
“A experiência foi de rodar o país ministrando aula, podendo levar a musicoterapia para os estados que não tinham a formação. E principalmente, mudar a vida das pessoas”, disse a musicoterapeuta.
Morar em SJC facilitaria a logística de viagens ao final de semana, logo, Nathalya Avelino escolheu a cidade da tecnologia para residir.
Hoje, com 34 anos, a musicoterapeuta atua na reabilitação neurológica, ortopédica, vibroacústica e preventiva, seguindo a Musicoterapia Biomédica.
O Poder da Musicoterapia
Para Nathalya Avelino, a reabilitação foi amor a primeira experiência.
Apaixonada por gestão participativa, seu trabalho no ensino superior confere a possibilidade de aprender juntamente àqueles que ensina.
“Apesar de ser chefe em todas as áreas que atuo, certamente sou a que mais aprendo com as pessoas que trabalham comigo.”, afirmou ela.
A musicoterapia NÃO é uma aula de música!
A musicoterapia é uma forma de tratar os pacientes através da música, ritmo, harmonia e melodia. O tratamento trabalha com a saúde a partir de objetivos terapêuticos.
Ela evoca emoções ativadas por partes do cérebro, como: córtex e cerebelo.
E à partir desses ativos, traumas, ansiedade e crise de pânico são ressignificados.
“Sem dúvida, esta é a maior recompensa. Assistir de perto a transformação de pessoas, tanto alunos quanto pacientes e cuidadores, é indescritível e emocionante”, assentiu Nathalya.
Assim como o uso correto da música gera resultados positivos, o mau uso pode acarretar problemas sérios.
Palestrante TEDx
Além de todas experiências profissionais relevantes para a musicoterapia na vida de Nathalya Avelino, ser convidada para palestrar na TEDx em Santarém foi, com certeza, a mais importante.
TEDx é um modelo de conferências que tem o intuito de compartilhar ideias e inspirar pessoas de forma regional.
Quando teve a oportunidade de palestrar no TEDx, a musicoterapeuta, falou sobre o seu maior case de sucesso na musicoterapia, que foi o caso do Rafael.
“O Rafael era baterista e sofreu um acidente em um toboágua e tinha um prognóstico bem negativo, pois teve uma lesão medular completa na altura de C5. Chance de 1% de andar. Foi, então, que a fisioterapeuta dele começou a questionar tal prognóstico e começamos a trabalhar em cima de mudar. Foi aí que comecei a estudar e trazer novas técnicas. Foi surreal.”, contou Nathalya.
Para a musicoterapeuta e palestrante, usar música para tratar pessoas era algo incrível.
“Sem dúvida, a maior recompensa é assistir de perto a transformação de pessoas, tanto alunos quanto pacientes e cuidadores. É indescritível e emocionante.”, concluiu.
Quero começar na musicoterapia
Nathalya Avelino é CEO e atende e supervisiona crianças, adultos e idosos no Centro Biomédico da Música.
O espaço fica localizado na Rua Armando de Oliveira Cobra 50 Sala 414- Jardim Aquarius.
Mande uma mensagem por direct e marque sua visita.
*A partir de dezembro o Centro Biomédico da Música estará em outro endereço.