Home » O poder da imaginação: como a contação de histórias estimula a criatividade das crianças

O poder da imaginação: como a contação de histórias estimula a criatividade das crianças

Publicado em 8 de março de 2023

 

 

 

Trabalhar com o lúdico desde a infância traz inúmeros benefícios psicossociais para os pequenos. Saiba ainda detalhes do projeto Hora do Conto, iniciativa que acontece todas as sextas-feiras de março a dezembro no Colégio Objetivo DF

“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação circunda o mundo” – Albert Einstein. Assim definiu a imaginação um dos maiores cientistas da história. Trabalhar o lúdico é fundamental para o desenvolvimento criativo, emocional e social das pessoas. Entender a importância da imaginação e estimulá-la ainda na infância se faz extremamente necessário e, por isso, pais e educadores têm um papel importante nesse processo. Isso pode ser feito de inúmeras maneiras, a partir de jogos, brincadeiras e atividades. Não há fronteiras e as opções são diversas, para que as crianças possam ultrapassar os limites da realidade.

Através do lúdico, as crianças podem pensar criticamente sobre os problemas reais, tomar decisões e criar hipóteses. Além disso, permite com que os pequenos explorem e expressem melhor seus sentimentos de forma segura e divertida. Com isso, elas podem desenvolver a autoestima, a autoconfiança e o controle emocional, aspectos essenciais para a vida adulta.

“Eu sempre afirmo que não há aprendizagem, se não oferecermos às crianças o formato da aprendizagem vinculado ao lúdico e a imaginação. Como por exemplo, a entonação da voz na contação de histórias, para que dessa formas elas possam criar memórias. É através do lúdico e da imaginação que estabelecemos conexão com a aprendizagem e vinculando isso a um material concreto”, explica Márcia Fonseca, orientadora educacional e psicopedagoga do Colégio Objetivo DF.

Projeto Hora do Conto

Há quem diga que os contos de fadas só acontecem nos livros. O Projeto Hora do Conto, que acontece em todas as unidades do Colégio Objetivo DF, teve início na primeira sexta-feira de março, e traz a fantasia do lúdico para a realidade dos alunos da Educação Infantil. Através da leitura e contação de histórias, os pequenos são estimulados a partir da imaginação e, dessa forma, adquirem diversos aprendizados.

As professoras escolhem as histórias, que são contadas todas às sextas-feiras, até a segunda semana de dezembro. Fantasias, fantoches e cartazes são algumas das ferramentas para tornar a experiência ainda mais mágica. Os pequenos interagem entre si, no período de 30 minutos, tempo suficiente para criarem memórias para o resto da vida.

“Todas às sextas-feiras, os nossos alunos da Educação Infantil participam de momentos encantadores, onde as professoras trazem encenações e transformam o mundo real em um mundo de imaginações que levam os estudantes a grandes aprendizados”, explica Priscilla Mazzetti, assessora pedagógica do Colégio Objetivo DF.

Esse tipo de ação traz outros benefícios como o desenvolvimento social, como cooperação, comunicação, negociação e empatia. Através da leitura, os alunos conseguem trabalhá-las sistematicamente. Outras situações importantes, até mesmo para a vida profissional, são instigadas como o trabalho em equipe e o respeito às regras, assim como soluções para conflitos.

“A contação de histórias propicia o desenvolvimento da imaginação, estimula a criatividade, cria hábitos de leitura transformando os alunos em futuros leitores. Além de estimular o raciocínio lógico e interpretação, por meio de perguntas após a leitura e encenação de cada história”, finaliza Priscilla.

Nenhum comentário ainda