MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA PODEM TRAZER RESULTADOS FINANCEIROS POSITIVOS PARA EMPRESAS Organizações com 30% de mulheres como líderes têm 12 vezes mais chance de ter um bom desempenho financeiro
Publicado em 8 de março de 2024
A inclusão de mulheres em cargos de liderança pode trazer inúmeros benefícios financeiros para empresa e para o país. De acordo com o levantamento publicado pelo The Ready-Now Leaders da Ong Conference Board, as organizações com pelo menos 30% de mulheres em cargos de líderes têm 12 vezes mais chance de estar entre as 20% melhores em desempenho financeiro.
Os números são positivos também para a população mundial. O relatório ‘Women in Business and Management’ divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), mostra que a participação feminina no mercado e na liderança pode influenciar também no aumento do PIB.
O estudo mostra que se países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Itália e Portugal tivessem a mesma participação de mulheres no mercado do que a Suécia, cuja participação é de 80%, o PIB aumentaria em mais de 6 trilhões de dólares.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, se a diferença de gênero em nível mundial fosse reduzida em 25%, seria acrescentado 5,3 trilhões de dólares ao PIB.
A notícia boa para o mercado brasileiro é que a presença feminina no mundo empresarial está cada vez mais alta. Uma pesquisa realizada pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), em 2023, mostra que a participação de mulheres tanto nas presidências de empresas quanto em outras posições de alta liderança no país saltou de 13% para 17% entre 2019 e 2022.
A especialista em Recursos Humanos da POP RH, Ana Carolina Guerra, explica que esses estudos reforçam que a promoção de um funcionário em um cargo de líder e um bom resultado disso, diz respeito a capacidade técnica do profissional e não do gênero.
“Há uma diferença muito grande entre ser um chefe e um líder. O chefe é responsável por gerir uma equipe, já o líder sabe como liderar pessoas de uma forma eficiente e saudável, que gere resultados. O aumento da liderança feminina no mercado e os seus ótimos resultados só reforça que essas funcionárias se destacam pela técnica, pelo comportamento profissional e não pelo gênero”, ponderou.
EXEMPLO DE LÍDERES
Bianca Uehara Trava trabalha há nove anos na CVD Vale Diamantes e atualmente exerce o cargo de Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Para ela, um dos pilares primordiais de liderança é a sensatez e resiliência.
“A liderança me desafia diariamente a buscar trabalhar com sensatez e sensibilidade levando em consideração a individualidade de cada um, potencializando a equipe associada à missão da empresa. A resiliência com otimismo, observando a mim mesma para manter constância, coerência sem discurso vitimista e a humildade para estar em constante busca de sabedoria”, comentou.
Outra grande líder é a advogada, mestre, professora, palestrante e empresária, Amanda Caputo. Ela ressalta que a função de líder não é apenas guiar uma equipe, mas ser exemplo de integridade, ética e habilidades jurídicas.
“Ser líder para mim envolve tomar decisões difíceis diariamente, motivar e inspirar os outros enquanto me mantenho atualizada com as mudanças constantes no mundo do direito. É uma mistura única de conhecimento jurídico, habilidades de gestão e empatia”, disse.
Outro exemplo de que a presença de mulheres na liderança de uma empresa faz diferença é a da POP RH. Criada em 2021 e responsável por ajudar diversas empresas a se posicionarem no mercado de trabalho, a POP RH é formada por quatro mulheres que são pilares para a execução de um serviço de qualidade e referência.
“Na POP RH, reconhecemos e celebramos a contribuição indispensável das mulheres em nossa equipe. Elas são a força motriz por trás de nosso sucesso contínuo, trazendo uma perspectiva única que enriquece nosso ambiente de trabalho e aprimora nossos serviços. A dedicação das mulheres em nossa empresa vai além do cumprimento de suas funções; elas têm um olhar aguçado para os detalhes e um compromisso profundo com a excelência, o que se traduz em um cuidado excepcional com nossos clientes e profissionais atendidos”, comentou Ana Carolina Guerra.
SOBRE A POP RH
A POP RH realiza serviços como a elaboração de estratégias para atração, retenção e desenvolvimento de talentos, avaliação de desempenho, aplicação e análise de pesquisa de clima, implantação de programas para o desenvolvimento de líderes nas empresas, BPO de RH (Business Process Outsourcing) e planos para alavancamento de resultado por meio de pessoas.