Home » Atvos conquista Selo Social “Empresa Amiga da Mulher” pela terceira vez consecutiva

Atvos conquista Selo Social “Empresa Amiga da Mulher” pela terceira vez consecutiva

Publicado em 20 de março de 2024

 

 

Premiação do governo de Mato Grosso do Sul reconhece ações em prol da promoção da equidade de gênero nas unidades da companhia no estado

Em março, a Atvos conquistou pela terceira vez consecutiva o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, concedido pelo governo de Mato Grosso do Sul. A chancela às unidades Santa Luzia (USL), Eldorado (UEL) e Costa Rica (UCR), localizadas nas cidades de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica, respectivamente, é pelo projeto ‘Transformando Vidas com Equidade de Gênero’ desenvolvido pela companhia no estado ao longo da safra 2023/2024.

A iniciativa desenvolvida nas três plantas agroindustriais tem como propósito promover um ambiente de respeito aos direitos e à segurança das mulheres, com foco no combate ao assédio moral e sexual; além de incentivar o empoderamento e a valorização da força feminina no setor sucroenergético, buscando transformá-lo em um segmento cada vez mais plural e com maior participação feminina. Também reforça as ações de educação profissionalizante que a empresa realiza durante todo o ano, por meio do MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem, para possibilitar o acesso à qualificação profissional gratuita, facilitando a inserção de mulheres no mercado de trabalho em geral, e não somente no agronegócio.

O MOVA conta com um braço específico voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores das comunidades localizadas no entorno das operações: o Movimento Comunidade. Desde o seu lançamento, em 2021, mais de mil pessoas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Oeste Paulista já foram qualificadas ou estão participando de capacitações atualmente em turmas mistas ou compostas exclusivamente por mulheres. E a expectativa é capacitar, nos próximos três anos, 10 mil pessoas, sendo que as mulheres serão prioridade.

A Atvos já havia conquistado o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher” em 2022 e 2023 para a UEL, bem como para a USL no ano passado. Agora, em 2024, a UCR também foi contemplada pelo reconhecimento concedido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) do governo de Mato Grosso do Sul.

Compromisso com a valorização das mulheres

Atualmente, a Atvos é um importante agente econômico, social e ambiental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Esse impacto é sentido diariamente pela população do estado, que além de participar das diversas iniciativas que a companhia promove em prol das comunidades nos municípios onde está presente, usufrui de avanços em setores-chave como saúde, educação, cultura e meio ambiente com as parcerias locais. E é amplamente beneficiada com a geração de 3,5 mil empregos diretos em Mato Grosso do Sul, além de uma série de iniciativas voltadas para promover maior equidade de gênero em suas unidades agroindustriais, como:

Recrutamento e seleção com oportunidades iguais sem distinção de gênero;
Implantação de indicadores específicos para monitorar percentual de mulheres nas equipes de modo a apoiar a definição de metas anuais para promover a maior inclusão delas nos quadros efetivos;
Mapeamento de mulheres para os processos internos de promoção e desenvolvimento profissional;
Capacitação com as lideranças para abordar vieses inconscientes referentes à contratação de mulheres e quebrar paradigmas que impõem limitações e definições às atividades e habilidades de cada gênero, incentivando o empoderamento da mulher em suas trajetórias profissionais;
Rodas internas de conversa para estimular que as colaboradoras compartilhem suas experiências, desafios, dificuldades e pontos de melhoria por parte da empresa;
Adesão e capacitação de colaboradores no Programa de Sensibilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Assédio Sexual e Moral e à Cultura do Estupro.
A Atvos também é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2016, estimulando ações em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 5 – Igualdade de gênero, que tem como foco a ampliação de ações voltadas para equidade de gênero e geração de mais e novas oportunidades para mulheres. E desde 2019, segue os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, e conta ainda com um Comitê de Diversidade & Inclusão, que reforça debates e iniciativas que valorizam a diversidade, com respeito, igualdade e acolhimento no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário ainda