Master Shot abre inscrições para formação profissional gratuita em audiovisual em São José dos Campos
Publicado em 20 de março de 2024
Escola oferece até 40 vagas para o projeto FLAFE, um curso de sete meses com diversos professores e convidados renomados, como César Charlone, diretor de fotografia de ‘Cidade de Deus”
Inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do projeto; interessados serão selecionados por meio de questionários de aptidão e dinâmicas presenciais
Aulas serão ministradas no Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos, de abril a novembro
A Master Shot – primeira escola independente de ensino de produção audiovisual de São José dos Campos – está com inscrições abertas para o projeto FLAFE (Formação Livre de Audiovisual Fora do Eixo), iniciativa gratuita dedicada à formação de novos profissionais do Vale do Paraíba. São oferecidas até 40 vagas para moradores da região com mais de 16 anos. O período de inscrição é de 19 de março a 2 de abril.
Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial do projeto, o https://escolamastershot.com.br/flafe/. Os candidatos serão selecionados a partir de questionários de aptidão e dinâmicas presenciais. A formação é totalmente gratuita, de longa duração e com aulas durante a semana, que serão ministradas no Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos.
Como o nome indica, o projeto quer expandir o ensino tradicional de audiovisual. A iniciativa é uma retomada mais completa e personalizada do curso livre de cinema da Escola Master Shot, pelo qual já passaram mais de 500 alunos. Agora, com sete meses, o curso promove profissionalização em diversos setores da sétima arte.
Audiovisual na prática
A FLAFE – Master Shot tem como missão capacitar profissionais de maneira prática e alinhada com a realidade do setor. As aulas presenciais serão realizadas três vezes na semana, de abril a novembro de 2024, em um dos cinemas mais icônicos de São José dos Campos, o Cine Teatro Benedito Alves, que foi construído no fim da década de 40 e ainda mantém características de um cinema de bairro.
O programa de aulas tem duas vertentes centrais. A primeira parte de um ciclo inicial de fundamentos globais do audiovisual para chegar a um aprofundamento mais específico dos variados setores da sétima arte por meio de núcleos de especialização em roteiro, direção, produção, direção de foto, arte e de som.
A segunda vertente foca em dar passos em direção ao sonho de solidificar um novo mercado da economia criativa fora da capital, trazendo conteúdos sobre novas mídias, regionalização do audiovisual e outras possibilidades contemporâneas de se trabalhar nesse setor criativo.
O projeto prevê ainda ações pela cidade que vão extrapolar o ambiente da sala de aula, como um circuito de oficinas e exibições em regiões periféricas e universidades de São José dos Campos, aberto a toda a sociedade civil e professores.
E os alunos terão a oportunidade de produzir curtas-metragens e conteúdos audiovisuais como parte da formação. Nessas produções, os estudantes colocam a mão na massa e vivenciam o que aprenderam nas aulas de roteiro, direção, produção, som, fotografia e arte. Ao final do curso, os alunos participarão de uma montagem coletiva e também de uma seleção para participação na coprodução de um longa-metragem profissional financiado pela Lei Paulo Gustavo.
Convidados especiais
A formação irá contar com nomes ilustres do cinema brasileiro, como o diretor de fotografia indicado ao Oscar César Charlone (de “Cidade de Deus”) e João Paulo Miranda (diretor multipremiado, de trabalhos como “Casa de Antiguidades”), e também tem em suas cadeiras de professores uma predominância de profissionais renomados do interior de São Paulo, com o objetivo de exemplificar na prática para os alunos uma perspectiva possível e realista de como ser artista audiovisual fora da capital paulista.
Processo seletivo
Para ser aluno da FLAFE, é preciso passar por uma seleção. Com um compromisso firme com a inclusão e diversidade, o projeto prevê um mínimo de 50% de inscrições destinadas a vagas afirmativas (mulheres, negros, indígenas, transexuais, PCD e mães solteiras) e oferece duas bolsas de monitoria para alunos em vulnerabilidade econômica.
“A FLAFE – Master Shot busca inspirar e capacitar uma nova geração de profissionais, promovendo uma produção mais diversificada e representativa da nossa identidade regional. Queremos fomentar, com uma pedagogia cautelosamente planejada, profissionais criativos, proativos e com qualidade técnica nas suas realizações, e que, principalmente, desenvolvam senso de realidade do mercado que estão inseridos, buscando ativamente oportunidades e desenvolvimento sustentável de suas carreiras”, afirma Marcella Arnulf atriz, roteirista e uma das fundadoras do projeto, ao lado de Leo Grego, diretor geral da FLAFE.
A FLAFE é uma produção da EntreNova, com idealização e coprodução da Master Shot, conta com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Parque de Inovação Tecnológica e da AFAC. Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo. #LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp
SERVIÇO
Curso FLAFE – Master Shot 2024
Período de inscrições: 19 de março a 2 de abril
1ª fase do processo seletivo (online): 19 de março a 2 de abril
2ª fase do processo seletivo (presencial): 13 e 14 de abril
Início das aulas: 23 de abril
Horário das aulas: 14h00 às 17h30, de terça a quinta-feira, de abril a novembro
Onde: Cine Teatro Benedito Alves
Inscrições: acesse o link https://escolamastershot.com.br/flafe/
Curso gratuito
Sobre a Master Shot
A Master Shot é uma escola independente de ensino de produção audiovisual criada em 2017, que capacita jovens para produções de baixo orçamento e empreendedorismo criativo. Com uma abordagem prática e inovadora, a Master Shot tem sido pioneira na formação de novos talentos no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, impactando mais de 6.000 artistas e novos profissionais em suas ações gratuitas e mais de 500 alunos em seus cursos formativos. Recebeu os primeiros lugares no edital da Lei Paulo Gustavo, do governo estadual, para o desenvolvimento do projeto FLAFE, no qual reafirma o compromisso em democratizar o acesso ao conhecimento audiovisual e incentivar a produção de obras regionais significativas e representativas.