Home » QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS PARA 2024?

QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS PARA 2024?

Publicado em 18 de junho de 2024

 

 

 

Eu sei, parece clichê. Todos os anos, nesta época, começam os questionamentos e as promessas para o ano seguinte. Mas faz parte da tradição: a nostalgia do que vivemos, os balanços inevitáveis sobre amores, vitórias, sofrimentos, perdas e os novos planos para o ano que está chegando. Na grande maioria das vezes, são os mesmos desejos, com a mesma essência: cumprir o que não conseguimos no ano anterior.

Do ponto de vista pessoal surgem planos de emagrecer alguns quilos, dormir melhor, se estressar menos, viajar mais, rezar com frequência, economizar um pouco de dinheiro ou fazer atividade física. Mas, e juridicamente? Você já pensou em como se organizar para ajustar contratualmente ou judicialmente o que precisa?

Isso mesmo, se você pode fazer metas relacionadas à saúde ou espiritualidade, por que não se propor a dar uma solução jurídica para tudo àquilo que está estagnando sua vida?

Para te ajudar um pouco com esta questão, listo alguns conflitos que acontecem na vida de todos, quem sabe assim você cria coragem para encarar 2024 de modo diferente.

Vamos lá:

. Se o casamento não anda bem e o divórcio já passou pela sua cabeça, procure um advogado familiarista e tire suas dúvidas sobre tipos de guarda, alimentos e regime de convivência em relação aos filhos, bem como entenda como se processa a partilha dos bens e dívidas conquistados durante a relação;
. Se algum familiar faleceu e o inventário ainda não foi realizado, chame seus parentes próximos, combine sobre encabeçar o procedimento e procure um advogado para regularizar a situação;
. Se o problema é a necessidade de um contrato de namoro para preservação de direitos ou a formalização de uma união estável, também é possível resolver sem ingresso no Judiciário, basta entender os trâmites e saídas viáveis;
. Pode ser que a pensão alimentícia das crianças esteja em atraso e você como pai deseje fazer um acordo para não prolongar o conflito. Já se você é a mãe, pense sobre ingressar com a demanda para ter mais tranquilidade financeira;
. Já se não existe um conflito instaurado, você pode pretender planejar seu futuro sucessório, logo, dialogar sobre planejamento patrimonial, holding familiar e doação em vida pode ser a solução.

Existe um leque infinito de conflitos familiares que poderiam ser listados aqui, mas o que realmente importa é ter coragem para resolver o que muitas vezes deixamos para trás, seja porque dá trabalho ou porque gostaríamos que outro fizesse.

A paz define-se por um estado de tranquilidade ou harmonia e pela ausência de conflitos ou violência, que pode ser experenciado em nossas vidas pessoal, profissional, em família, com amigos ou até mesmo globalmente.

Entretanto, como a ausência de conflitos é quase uma utopia, existem maneiras adequadas de resolver as pendências que truncam o nosso dia a dia e a fluidez de toda uma vida. Em suma: não se esqueça de olhar para sua vida também sobre o viés jurídico. O que te aflige hoje?

Viver num mundo em paz começa nos pequenos gestos. Quando você decide racionalizar o conflito e buscar uma solução, mesmo que isso implique em fazer concessões, você está certamente concretizando promessas.

Não existe melhor matéria-prima para uma boa reflexão de virada de ano do que a visão correta sobre as coisas. Não desanime, busque um profissional especialista na área de seu conflito e tenha coragem de dar início ao processo correspondente. E que venha 2024, com todos os seus desafios, boas energias, esperança e chances de recomeço!

Camila Juliana
Advogada familiarista e Mediadora Judicial e Extrajudicial

Nenhum comentário ainda