Home » ALEITAMENTO MATERNO PODE REDUZIR MORTALIDADE INFANTIL E GARANTIR BENEFÍCIOS NEUROBIOLÓGICO PARA BEBÊS Oitavo mês do ano é marcado pela campanha Agosto Dourado que incentiva e reforça importância do leite materno

ALEITAMENTO MATERNO PODE REDUZIR MORTALIDADE INFANTIL E GARANTIR BENEFÍCIOS NEUROBIOLÓGICO PARA BEBÊS Oitavo mês do ano é marcado pela campanha Agosto Dourado que incentiva e reforça importância do leite materno

Publicado em 30 de agosto de 2024

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos. O ato ainda diminui o risco de inúmeras doenças como a diabetes e reduz as chances da criança ter algum tipo de transtorno neurobiológico. Para incentivar e reforçar a importância da amamentação, o oitavo mês do ano é marcado pela campanha ‘Agosto Dourado’.

Segundo a pediatra da Ativia Saúde, Mariana Reggiani, o aleitamento materno é um processo único e uma das mais importantes estratégias promotoras da saúde. “O leite materno é um fluido biológico que apresenta, de forma personalizada, os nutrientes, anticorpos e microorganismos vivos que cada bebê necessita para o seu bom desenvolvimento. Amamentar também traz benefícios para a saúde da mulher, como a redução da chance de desenvolver síndrome metabólica, câncer de mama, ovário e endométrio, além de fortalecer o vínculo mãe e filho”, comenta a médica, acrescentando os benefícios para o cérebro dos bebês.

“O leite materno também é fundamental para a maturação das células neurológicas, pois possui nutrientes que são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual, da memória, raciocínio e do processamento da linguagem. Estudos recentes mostram, por exemplo, que indivíduos que foram amamentados, além de apresentarem benefícios físicos e cognitivos, apresentam ainda melhores desempenhos em testes de inteligência e se tornaram adultos mais saudáveis e produtivos”, esclarece Mariana.

Crianças amamentadas tendem também a apresentar melhor controle emocional e comportamental. “O leite materno está associado a uma taxa menor de depressão e ansiedade na vida adulta. Entre outros benefícios da amamentação, podemos citar, diminuição do risco de obesidade, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças alérgicas e infecto contagiosas”, comenta Mariana, pontuando que a recomendação é que a amamentação aconteça de forma exclusiva até os seis meses, e após esse período seja mantida por, no mínimo, dois anos de idade junto com a alimentação complementar.

DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

O Brasil possui a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo com a missão de coletar, processar e distribuir leite a bebês prematuros e de baixo peso. No país, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite materno para sobreviver.

Para realizar a doação a nutriz com as mãos higienizadas deve extrair o leite em frasco de vidro previamente esterilizado (basta ferver o frasco por 15 minutos) e anotar a data e a hora. Após a extração a nutriz deve contatar o banco de leite mais próximo e realizar a doação. O leite deve armazenado no congelador no prazo máximo de até 10 dias. Qualquer quantidade de leite doado é importante, em casos de dúvidas, entre em contato pelo 136.

ATIVIA SAÚDE

Com corpo clínico formado por profissionais especializados e atualizados, a Ativia é uma empresa conceituada e comprometida com a saúde e o bem-estar de seus clientes. Há mais de 30 anos no mercado, a empresa conta com uma rede de mais de 600 profissionais da saúde, além de mais de 22 hospitais credenciados no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para mais informações, acesse www.ativia.com.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3954-3954.

Nenhum comentário ainda