Com nova capitã e duas estreantes, Yaras são convocadas para estreia no Circuito Mundial de Rugby Sevens
Publicado em 20 de novembro de 2024
Há um mês como treinadora do Brasil, neozelandesa Crystal Kaua entrega braçadeira a Bianca Silva e começa a dar sua cara à seleção
A seleção brasileira feminina de rugby sevens terá 13 jogadoras para a disputa das duas primeiras etapas da temporada 2024/2025 do Circuito Mundial, que acontecem em Dubai (Emirados Árabes Unidos), a partir de 30 de novembro, e na Cidade do Cabo (África do Sul), no dia 7 de dezembro. As principais novidades da equipe são: a presença de Bianca Silva como capitã das Yaras, substituindo Luiza Campos, que se dedicará à seleção de XV visando a Copa do Mundo do ano que vem; e a convocação inédita de Anne Oliveira e Giovanna Barth.
“São apenas cinco semanas de trabalho, mas este elenco já percorreu um longo caminho. Estamos empolgadas com as estreias de Giovanna e Anne, que são jovens de enorme potencial. Giovanna é forte e incansável, enquanto Anne tem muita potência e velocidade. Além disso, teremos Bianca como capitã, que é uma atleta muito calma quando está sob pressão e uma das melhores do mundo em sua posição. Teremos ainda a Mari Nicolau como uma espécie de ‘sub-capitã’. São jogadoras experientes, que vão liderar bem o time”, analisa a treinadora neozelandesa Crystal Kaua, que assumiu a seleção feminina no início de outubro, substituindo o britânico Will Broderick.
A base do time é a mesma que disputou os Jogos Olímpicos de Paris. São dez remanescentes, incluindo a porta-bandeira Raquel Kochhann, as irmãs gêmeas Thalia e Thalita Costa, Gabriela Lima e Marina Fioravanti.
Esta será a quinta temporada consecutiva das Yaras na elite do Circuito Mundial, isto é, entre as 12 melhores seleções do planeta. Na etapa de Dubai, o Brasil terá pela frente um grupo para lá de desafiador, com a presença da campeã olímpica Nova Zelândia, do vice-campeão olímpico Canadá e do Japão, que derrotou a seleção duas vezes na capital francesa.
“Embora sem saber o nível em que nos encontramos em relação às adversárias, por conta do pouco tempo de trabalho, estamos animadas com o progresso que fizemos até aqui. Não teremos um grupo fácil, com as duas finalistas olímpicas, mas estamos prontas para o desafio e determinadas em dar o nosso melhor”, diz Crystal.
Após os torneios em Dubai e Cidade do Cabo, a seleção feminina tem uma pausa até a terceira etapa, em Perth (Austrália), nos dias 24 a 26 de janeiro de 2025. O Circuito Mundial é composto por sete etapas, sendo a última decisiva para definir o campeão da temporada e os times que continuarão na primeira divisão.
Confira abaixo a lista completa de convocadas:
Mariana Nicolau – São José (SP)
Raquel Kochhann – Charrua (RS) e Delta (PI)
Thalia Costa – Delta (PI)
Thalita Costa – Delta (PI)
Bianca Santos – Leoas de Paraisópolis (SP)
Leila Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
Gabriela Lima – El-Shaddai (RJ)
Giovanna Barth – Maringá (PR) e Jacareí (SP)
Yasmim Soares – Melina (MT)
Anne Oliveira – El-Shaddai (RJ)
Marina Fioravanti – Poli (SP)
Camilla Ísis – El-Shaddai (RJ)
Isadora Lopes – Melina (MT)
Confira os grupos da etapa de Dubai:
A: Austrália, Irlanda, Fiji e China
B: França, EUA, Grã-Bretanha e Espanha
C: Nova Zelândia, Canadá, Japão e Brasil
30 de novembro
2:00 – Brasil x Nova Zelândia
4:15 – Brasil x Canadá
8:45 – Brasil x Japão
*Sempre no horário de Brasília
Temporada 2024-25
Etapa 1 – Dubai (Emirados Árabes) – 30/11 e 01/12
Etapa 2 – Cidade do Cabo (África do Sul) – 07 e 08/12
Etapa 3 – Perth (Austrália) – 24 a 26/01
Etapa 4 – Vancouver (Canadá) – 21 a 23/02
Etapa 5 – Hong Kong (China) – 28 a 30/03
Etapa 6 – Singapura (Singapura) – 05 a 06/04
Etapa 7 (final) – Los Angeles (EUA) – 03 e 04/05