16/10, Dia da Ciência e Tecnologia: Brasil tem muitas oportunidades, mas precisa superar obstáculos
Publicado em 16 de outubro de 2024
Nesta quarta-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia da Ciência e Tecnologia, celebrado em 16 de outubro. Segundo David de Oliveira Lemes, coordenador dos cursos de tecnologia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), a ciência e a tecnologia desempenham no desenvolvimento econômico do Brasil e aponta áreas promissoras para o futuro do trabalho no país.
Nosso País possui um vasto potencial econômico a ser explorado por meio da ciência e da tecnologia, especialmente em setores como agronegócio, energia e saúde. “A tecnologia agrícola, os biocombustíveis e a pesquisa médica são áreas em que o país já demonstra força e dinamismo”, afirma Lemes.
No entanto, ele ressalta a necessidade de superar desafios como o baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), a burocracia e a falta de infraestrutura moderna.
“O Brasil tem a oportunidade de se destacar em áreas como economia digital, bioeconomia e o desenvolvimento de cidades inteligentes, aproveitando as novas tecnologias para gerar crescimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população. Para isso, é essencial conectar melhor as universidades ao mercado, fomentar startups e investir em educação de qualidade em ciência e tecnologia”, explica o professor.
Oportunidades de geração de emprego
Com o avanço constante da tecnologia, David Lemes aponta que setores como Tecnologia da Informação (TI), energias renováveis, biotecnologia e saúde são os mais promissores para a geração de empregos nos próximos anos.
“Cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação são essenciais para quem deseja se preparar para essas oportunidades. Além disso, habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e comunicação, são cada vez mais valorizadas no mercado”, destaca.
Impacto da Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais disruptivas da atualidade, transformando diversos setores ao automatizar tarefas, melhorando processos de decisão e personalizar serviços.
“A IA já faz parte do nosso cotidiano e tem o potencial de aumentar a produtividade e criar novas profissões. No entanto, também traz desafios, como a necessidade de educação e requalificação profissional para que possamos lidar de maneira ética e responsável com essa nova realidade”, completa o docente.
O especialista: David de Oliveira Lemes é doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela mesma universidade. Possui mais de 15 anos de experiência na docência no ensino superior e mais de 25 anos de atuação na área de tecnologia. É consultor na área de educação e tecnologia, já tendo atendido instituições como Insper, Escola Vera Cruz, Instituto Superior de Educação Vera Cruz, instituto Singularidades, Editora Moderna, Grupo Santillana, Sesc, Editora Abril, Placar, TV Globo, entre outros.
Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres. Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.