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7 Dicas para encantar os seus clientes

Publicado em 20 de abril de 2023

 

 

 

Empreendedor, tão importante quanto atrair novos clientes é reter os atuais, sendo que técnicas de encantamento podem lhe ajudar nesta retenção, desta forma, conheça as 7 dicas a seguir.

1. Cultura da empresa: encantar os clientes deve ser a base da cultura da empresa, não pode ser apenas uma frase bonita de marketing, precisa estar presente em cada detalhe e ação da empresa.
2. Encante também os seus clientes internos: jamais você terá clientes externos encantados se, primeiro, você não encantar os clientes internos (seus colaboradores diretos e indiretos).
3. Entenda de pessoas: negócios são feitos de pessoas, sejam elas clientes, fornecedores, colaboradores ou parceiros, se você não entende de pessoas não entende de negócios.
4. Pratique escuta ativa: ouça atentamente os seus clientes (internos e externos), não existe empresa perfeita, mas existem aquelas que buscam ser melhores a cada dia. Saiba ouvir, refletir e colocar em prática as melhorias que fazem sentido.
5. Supere as expectativas: atender bem não é diferencial, é obrigação e o mínimo que os clientes esperam. Entregar além do esperado sim é diferencial, como prova disso, muito possivelmente, as empresas que te fidelizaram, mesmo que as vezes te cobraram mais por isso, tinham um algo mais a oferecer.
6. Venda produto, mas entregue solução: o que o produto é capaz de gerar para os clientes é mais importante do que o produto em si. Entregue e gere exclusividade, status, momentos e experiências inesquecíveis, autoestima, ganho de tempo ou dinheiro, sensação de pertencimento ou poder, mas não venda apenas um produto.
7. Seja ético: faça o certo, mesmo que todo mundo esteja fazendo errado, ou mesmo que ninguém esteja vendo, valores éticos e morais não são negociáveis. Ganhar a confiança é algo muito difícil e leva tempo, mas, para perdê-la é fácil e rápido.

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