A importância do lazer
Publicado em 29 de abril de 2019Cumprir infinitas obrigações em nosso cotidiano, eis a nossa realidade. Surge um tempo livre na agenda e logo algo para resolver, um problema que está pendente na sua vida, na vida dos filhos, família, trabalho. E você? Qual o tempo vem dedicando da sua rotina para o seu lazer? Lazer é o que você experimenta e lhe traz um prazer ou satisfação em realizar algo no seu tempo de folga, aquele tempo só seu.
Não precisa necessariamente estar ligado a um divertimento, depende do significado que cada um atribui a uma atividade. Alguns exemplos: dançar, praticar algum esporte, pintar, ir a eventos, ler, viajar, etc.
Frequentemente recebo na clínica pessoas que são excelentes profissionais, pais, amigos, mas que não incluem atividades de lazer em sua rotina. Geralmente reclamam de humor deprimido, fadiga, problemas em relacionamentos, etc.
É o lazer que vai proporcionar a você desligar um momento da sua rotina que pode, muitas vezes, ser estressante. Experimentar atividades agradáveis faz com que a semana fique mais leve e, você, mais feliz.
Por isso os psicólogos e psiquiatra orientam pacientes depressivos a praticarem esportes e incluírem atividades de lazer na sua rotina, algo que aumente a sensação de bem-estar ao longo do seu dia.
Você não precisa esperar a semana toda passar para participar de algo prazeroso, inclua algum lazer na sua rotina durante a semana mesmo, encontre o seu limite de tempo.
Se você ainda tem dúvidas de quais atividades escolher, experimente, se programe, convide aquele amigo que não vê há tempo ou vá sozinho mesmo, mas viva! Aproveite a sua semana e procure evitar que a correria do dia a dia tome todo o seu tempo.
Fazer algo para o outro e nos sentirmos úteis é essencial também para nosso bem- estar, mas fazer algo que você gosta é espetacular para você!
Texto: Psicóloga Gabriela Marini
Instagram/facebook: @psicoupsjc
Tel: (12) 99621-1558