Home » A palavra é Recomeçar!

A palavra é Recomeçar!

Publicado em 29 de janeiro de 2016

Tá certo que o ano novo já começou há alguns dias, mas é bem agora que é dada a largada para o ano letivo. E quantos pensamentos vem à mente por estes dias…
“Quem será a nova professora?”
“Será que ela será tão paciente quanto à outra?”
“Hum…espero que ela seja mais brava”, ou “Espero que seja mais rígida”.
Semelhantes indagações também podem ser sentidas pelos educadores: “Hum, que ansiedade de conhecer minha turma nova! Só espero que sejam calmos, porque no ano passado sofri tanto”…
“Já pensei em tantas atividades diferentes para esse ano, que nem sei se terei tempo de aplicar todas!”
E por aí vai: é pensamento que não acaba mais, um turbilhão de coisas imaginadas pelos pais e pelos educadores que você deve estar se perguntando: “E as crianças, o que é que elas pensam”? Elas pensam?
Bom, que elas pensam eu não tenho dúvidas, mas acredito que não estejam assim tão aflitas. Acho que uma coisa importante que elas estão pensando é: “Vai ter parque? E eu vou poder brincar?”
Sim, porque com criança tudo é muito simples, fácil de fazer.
Mas mesmo que seja um recomeço, ainda assim devemos concordar que há novidades até mesmo no que já é conhecido e devemos levar em conta o fato de que muitas coisas mudam de um ano para o outro. Na escola, por exemplo, a variação de séries ou salas, faz com que a rotina também mude e isto pode causar um desconforto inicial nas crianças pequenas. Porém, problemas como esses podem ser facilmente resolvidos.
Costumo dizer nas reuniões de pais que, embora haja algumas exceções, as crianças se adaptam
rapidamente ao novo,ao contrário de nós, adultos, que mesmo querendo ajudar, algumas vezes atrapalhamos o desenvolvimento, a autonomia e a segurança da criança.
A criança precisa se sentir segura em relação às novidades do ano letivo, sejam elas ligadas à escola, à turma ou à professora. Os pais, por sua vez, têm muita responsabilidade nisto, principalmente no início do ano, quando a criança ainda está na fase de adaptação. É simples: para a criança se sentir segura, os pais precisam estar seguros!
Haverá um tempo em que alguns pais precisarão deixar seus filhos na sala e ficar por ali, escondidinhos, caso eles precisem. Mas também haverá o tempo de serem firmes, sem deixarem de ser doces, dando um até logo para o filho, dizendo que vai buscá-lo mais tarde ( e cumprir isto, principalmente no horário combinado). Fazendo assim, os pais estarão mostrando ao filho que confiam em quem está cuidando dele.
Outro ponto interessante, é se interessar pela vida escolar dos filhos, perguntando-lhes como foram na escola, o que fizeram de bom, e vibrando quando eles disserem: “Foi legal, eu só brinquei”, porque se eles disserem que brincaram, eles realmente estão cursando a Educação Infantil e, mais do que isso, estão aprendendo do jeito que merecem!
Deste modo, todos terão um bom ano: pais, filhos e educadores!
Feliz ano letivo novo a todos!

11911784_10204539655162465_1746451371_n

Texto: Maria Alice Santos da Silva
Formada em Pedagogia, cursando pós Graduação em Alfabetização e Letramento.
Professora de educação infantil da Rede Municipal de Jacareí

 

Nenhum comentário ainda