ABCP é homenageada pela Câmara Municipal por seu trabalho com a população em situação de rua em São Paulo
Publicado em 28 de junho de 2024
A ABCP (Associação Beneficente e Comunitária do Povo) foi homenageada pela Câmara Municipal de São Paulo, ontem (26). O advogado Hélcio Honda, presidente da entidade e sócio fundador do Escritório Hondatar, recebeu a homenagem em nome da ABCP.
A solenidade homenageou instituições do terceiro setor. A ABCP foi destaque por seu trabalho com a população em situação de rua na cidade de São Paulo.
Por meio do programa dos 4As (Abordagem, Acolhimento, Acompanhamento e Autonomia), a instituição oferece moradia, alimentação, educação, formação e acompanhamento técnico e terapêutico, participando da reinserção social e produtiva de centenas de pessoas por ano, restaurando vidas e transformando futuros.
Por semana, a ABCP aborda 500 pessoas em situação de rua. A ideia é que elas passem pelo programa dos 4As, que dura até 9 meses. Após o período, elas desenvolvem a autonomia para voltarem para a casa da família ou ter sua própria casa. Entre 2022 e maio de 2024, a ABCP conseguiu tirar 412 pessoas das ruas.
A entidade tem outros trabalhos com a população em situação de rua, como a distribuição de sopas, todas sextas-feiras. Além dos voluntários, a ABCP realiza parcerias com empresas, que mobilizam seus funcionários para ajudarem na distribuição e conhecerem mais sobre a entidade e sobre as pessoas que moram nas ruas. Essas parcerias também podem ser na forma de convênios com empresas que desejam contribuir com os projetos da ABCP.
Por isso, o trabalho de entidades como a ABCP são fundamentais para minimizar o problema.
“A questão é complexa e só as políticas públicas empregadas por governos não são suficientes. É necessário um esforço conjunto que envolva também a sociedade civil, ONGs e empresas para criar soluções sustentáveis e de longo prazo para ajudar as pessoas em situação de rua em São Paulo e em qualquer outra cidade. Em 2 anos, a ABCP conseguiu recuperar e tirar 412 pessoas das ruas. Parece pouco, mas não é. Isso foi possível graças ao trabalho da nossa instituição e do apoio de empresas parceiras. Quanto mais a sociedade e empresas se envolverem, mais pessoas vamos tirar das ruas”, explicou Dr. Helcio Honda.
Atualmente, segundo o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da UFMG, e o CadÚnico, até abril deste ano, o Brasil tinha 293,8 mil pessoas em situação de rua, sendo que 76,6 mil estavam na cidade de São Paulo. Ou seja, a cada quatro pessoas que vivem nessa condição, uma mora na capital paulista. Os fatores que levam essas pessoas a morarem nas ruas são muitos, como vício em drogas, problemas de saúde mental, falta de moradia acessível e desemprego, além de violência, discriminação e falta de acesso a serviços básicos.
Sobre o Escritório:
O HONDATAR Advogados foi fundado em 1988 e sua trajetória de crescimento é alicerçada no reconhecimento do mercado e clientes, especialmente sendo destaque em nomeações de importantes rankings jurídicos nos últimos anos. O escritório possui forte atuação nas áreas do direito empresarial, com foco no setor industrial, federações das indústrias, associações e entidades de classe, também com prestação de serviços jurídicos e institucionais a grupos e empresas dos mais variados segmentos, atuando fortemente nas áreas do Tributário Consultivo e Contencioso; Comércio Internacional; Regulatório; Energia (gás natural e energia elétrica); Cível Contencioso e Consultivo; Família e Sucessões; Imobiliário; Societário, Infraestrutura; Ambiental; Licitações e Contratos administrativos; ESG; Governança Corporativa e Compliance; Trabalhista Contencioso e Consultivo; Desportivo; Previdenciário; Sindical; Relações Institucionais e Governamentais.