Home » Aprenda a harmonizar bebidas para a ceia de Natal

Aprenda a harmonizar bebidas para a ceia de Natal

Publicado em 16 de dezembro de 2019

 

Docente do Senac São José dos Campos indica o que servir e como calcular a quantidade necessária de acordo com o número de convidados

Preparar uma ceia de Natal para reunir a família e os amigos é uma tradição, mas pode ser um desafio para quem tem pouca experiência em receber convidados em casa. Uma das principais dúvidas é quais tipos de bebidas servir, em qual quantidade e se elas harmonizam com a comida preparada para a ocasião. Gilson Donizeti da Rosa, docente da área de gastronomia do Senac São José dos Campos, esclarece as principais dúvidas dos anfitriões.

“A harmonização não é uma regra fechada, mas deve seguir alguns critérios. Na harmonização por semelhança, se um prato tem acidez presente, como a salada, ele deve ser acompanhado por uma bebida também com um toque de acidez. Já na degustação de uma tábua de queijos, que tem em sua característica a salinidade, uma bebida com mais doçura vai surpreender pelo contrate”, explica.

O docente cita outros exemplos. “Se for harmonizar pelo princípio de equilíbrio, um prato leve, como o peixe, acompanha bebida de corpo leve e volume alcoólico menor; prato mais denso, como leitoa à pururuca, deve acompanhar bebida com mais corpo e volume alcoólico maior; e para sobremesas, utilizar bebidas com mais dulçor, com equilíbrio de doçura tanto na bebida quanto na guloseima”, ressalta.

Para minimizar erros, o docente indica ainda que as bebidas com presença de gás carbônico, como cervejas e vinhos espumantes, acabam sendo “coringas”, pois suas bolhas proporcionam a limpeza bucal, deixando o paladar preparado para novos sabores. “Se pensarmos no vinho espumante, a dica é utilizar espumante branco para pratos mais leves, o rosé para pratos mais complexos e o moscatel para sobremesas e frutas”, complementa.

Se a dúvida é em relação à quantidade de bebida que deve ser comprada para a festa, fatores como o número de convidados, faixa etária e o tempo de duração da festa precisam ser levados em conta. “Em média, são considerados o consumo de 600 ml de refrigerante e suco por convidado, 200 ml de água, 1 litro de cerveja por pessoa, 2 litros de coquetel de frutas com álcool para cada 20 convidados, e vinho ou espumante, meia garrafa para cada pessoa”, complementa.

Fácil de fazer

Gilson ensina a receita de três drinks que têm preparo rápido e que são capazes de surpreender o paladar dos convidados. Confira:

· Releitura de Belline: em uma taça de espumante, utilizar 25ml de suco de pêssego concentrado gelado e 90 ml de espumante demi-sec gelado.

· Releitura de Kir Royale: em uma taça de espumante, acrescente 15 ml de licor de jabuticaba gelado e 90 ml de espumante brut gelado.

· Verde Vivo ou Bright Green (opção sem álcool): em uma taça de espumante, coloque 25 ml de xarope de maçã verde gelado e 90 ml de espumante sem álcool gelado.

Serviço:

Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP

Informações: www.sp.senac.br/sjcampos

Nenhum comentário ainda