Atividade física: como manter os idosos ativos durante a quarentena?
Publicado em 13 de maio de 2020
Exercícios físicos na terceira idade ajuda na autoestima além de contribuir para qualidade de vida
Devido a pandemia do coronavírus e a necessidade do isolamento social, muitos idosos deixaram de fazer suas atividades cotidianas. A inclusão de exercícios físicos moderados durante a quarentena pode contribuir para o bem-estar físico e mental dessa faixa etária.
O ideal antes de iniciar qualquer exercício físico é consultar um profissional capacitado que irá recomendar qual a melhor prática de acordo com o seu perfil, evitando qualquer tipo de lesão durante o desempenho das atividades. O local aonde será feito os exercícios precisa ser seguro, sem tapetes ou objetos no chão que possam aumentar o risco de queda.
Segundo o personal trainer da academia Espaço 13, Renato Trinkel, é necessário sempre manter a hidratação durante os exercícios físicos, usar roupas e sapatos adequados, além de fazer o alongamento ao final das atividades para relaxar a musculatura.
Alguns exercícios podem ser feitos no quintal de casa ou dentro do apartamento. É importante se movimentar, mas respeitando os limites do corpo. Confira abaixo alguns exemplos:
Agachamentos: Faça 10 repetições sentando e levantando de uma cadeira.
Flexão de braços: Deitado de barriga para baixo, apoie os joelhos e as mãos no chão. Estenda os cotovelos subindo o corpo e flexione os cotovelos retornando ao início sem encostar o corpo no chão. Faça 10 repetições.
Bíceps: Flexionando os cotovelos em direção ao ombro. Utilize um quilo de alimento em cada mão ou uma garrafa plástica com 500 ml de água. Repita o movimento 10 vezes.
Elevação pélvica: Deitado de barriga para cima, flexione as pernas com os pés apoiados no chão. Eleve o quadril empurrando o chão com os pés, aguarde alguns segundos e desça lentamente sem tocar os glúteos no chão. Os braços devem ficar nas laterais com as mãos voltadas para baixo.
Abdominal curto: Deitado de barriga para cima, mantenha as pernas abertas na largura dos quadris e com os pés apoiados no chão. Levante o tronco lentamente, tirando os ombros do chão e volte para a posição inicial.
A prática regular de exercícios físicos promove diversos benefícios aos idosos. “A atividade física melhora o condicionamento físico e a disposição. Proporciona mais equilíbrio e coordenação motora para essa faixa etária, além de diminuir a ansiedade e o estresse”, pontua Renato.
Para quem está começando a fazer atividade física agora, o personal Renato preparou uma série de exercícios que podem ser feitos durante esse período de quarentena. Mais informações na rede social do Espaço 13, no Instagram (@espaco13).