Bolsista do Laboratório Associado de Plasma (LABAP) organiza evento para divulgação do Vácuo na Ciência, Engenharia e Tecnologia (VACET), nas dependências do LIT/INPE
Publicado em 3 de setembro de 2017
A bolsista Dra. Nazir Monteiro dos Santos, organizou um evento especial para divulgação das Ciências, Engenharia e Tecnologia de Vácuo e suas aplicações no dia 25 de agosto de 2017, nas dependências do LIT/INPE. Alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas municipais, estaduais e Coordenadores da Diretoria de ensino participaram das atividades educacionais e científicas. O evento contou com a participação de mais de 400 alunos e professores das escolas: EE Prof. Diácono Hamilton Bontorim de Souza, EMEF Profa. Ana Berling Macedo, EMEF profa. Palmyra Sant’Anna e EMEF Profa. Leonor Pereira Nunes Galvão, EE profa. Ruth Coutinho Sobreiro, Instituto Alpha Lumen, EMEF Profa. Homera da Silva Braga e EE Deputado Benedito Matarazzo, além da presença dos Coordenadores da Diretoria de Ensino de São José dos Campos, Prof. Taciano M. Gonçalves e Prof. Adilson Andrade Vilas Boas.
A programação do evento contou com minicurso sobre a história do vácuo e suas aplicações, ministrado pelo Dr. Álvaro Damião (IEAv) – vice presidente da Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV), que mostrou as mais variadas aplicações da tecnologia de vácuo no dia a dia, através de demonstrações simples e lúdicas. O Prof. Álvaro utilizou uma abordagem histórica, que acompanha o desenvolvimento dos equipamentos e suas aplicações. O Prof. Álvaro também ministrou o minicurso “Aprendizagem Ativa: Uma Abordagem que Faz Pensar”, que foi destinado exclusivamente para professores de Ciências, Física e de Química das escolas Públicas da região. O Prof. Álvaro conta que o método de “Aprendizagem Ativa” busca colocar os alunos numa posição de desequilíbrio, em relação a conceitos que eles pensam serem corretos. Para isso foram utilizados exemplos na área de vácuo e de óptica e os experimentos escolhidos levaram a discussão do conteúdo envolvido, firmando o conceito e não fórmulas ou estratégias de resolução de exercícios. Como complementação do minicurso, os alunos e professores puderam participar da oficina realizada pelos alunos de pós-graduação do Instituto de Estudos Avançado (IEAv) vinculados à Sociedade de Ótica (OSA) (http://www.ieav.cta.br/CPPG_IEAv/pg-cte-osav.php). Os alunos também assistiram palestras proferidas pela Profa. Dra. Neusa Maria F. de Oliveira (ITA) e pelas alunas da Profa. Juliana de Melo Bezerra, sobre a importância da participação das mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design – STEM2D, além de participar da oficina “Brincando com Óptica” – atividade experimental para construção de um espectrômetro de baixo custo. De acordo com a Profa. Neusa, o espectrômetro é um instrumento óptico utilizado para medir as propriedades da luz em uma determinada faixa do espectro eletromagnético. A ideia foi trabalhar conceitos de física moderna, no momento em os alunos identifica através da difração da luz as raias espectrais de forma didática e simples. O objetivo dessa oficina foi aguçar nas crianças o interesse pela ciência e o aprendizado de modo divertido.
O evento também teve palestra proferida pelo Prof. Candido Osvaldo de Moura, da Escola Municipal Pres. Tancredo de Almeida Neves em Ubatuba, que desde 2010 desenvolve o projeto de iniciação cientifica “Ubatubasat”, voltado para alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental. Em 2016, um grupo de alunos do projeto lançou seu primeiro satélite – o Tancredo 1 (http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4363 ).
Alunos da pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) da área de Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (CTMS), premiados pelos melhores trabalhos apresentados no CBRAVIC2017, contaram suas experiências científicas aos alunos e professores presentes no evento.
Oficinas na área de nanossatélites, especialmente cubesats, foram ministradas pelo grupo CTEE (Capacitação Técnica em Engenharia Espacial) formado por pós-graduandos do INPE.
A Dra. Nazir também convidou os professores da UNESP de São José dos Campos (Prof. Fernando Luiz C. Carvalho, Prof. Antônio Saraiva e Profa. Tatiana S. G. Mendes), que participaram das seguintes atividades: apresentação do Curso de Engenharia Ambiental; apresentação de um protótipo de pluviômetro utilizando Arduíno com sensor de ultrassom e apresentação de uma estação meteorológica de baixo custo para medir temperatura, umidade, umidade do solo e pressão atmosférica.
Os alunos e Professores tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Integração e testes (LIT – http://www.lit.inpe.br/pt-br/sobre ).