Casa contêiner ganha espaço autêntico para crianças e adolescentes
Publicado em 14 de janeiro de 2020
Atemporal, projeto idealizado pela arquiteta Débora Oliveira inspira a imaginação, a reflexão e a diversão dos jovens
Sabia que o ambiente em que os jovens crescem estabelece relações entre eles, o mundo e as pessoas? Nesta casa contêiner em Jacareí (SP), a arquiteta Débora Oliveira projetou um espaço cujo intuito é estimular a imaginação, a reflexão e a diversão de meninos e meninas a partir de 10 anos.
Pensando no conforto dos jovens, o Espaço Teen – que tem 23,52 m² – recebe uma caixa em MDF projetada para fora do contêiner, que proporciona uma vista privilegiada da área externa. O sofá modular e os pufes também interagem com o ambiente, tornando-o flexível e dinâmico. Os materiais, despojados, neutros e com estilo industrial, tornam o projeto atemporal, possibilitando sua transformação juntamente com o crescimento das crianças.
O conceito utilizado pela arquiteta para o projeto remete, justamente, ao tempo – ou à passagem dele: o tempo de se divertir, o tempo de brincar e a transformação da criança junto com o espaço. Dessa forma, Débora utilizou o elevador pré-existente no local para trazer uma alusão de “viagem ao tempo”, criando um conceito inusitado e divertido. Para valorizar esse conceito, a arquiteta convidou o artista regional João Raulex, que, dentro da proposta do tema, fez uma ilustração exclusiva para compor o ambiente.
O destaque vai para o banco TOY, assinado pelo designer brasileiro Jayme Bernardo. A peça traz autenticidade irreverente ao projeto. Produzido em fibras de vidro, parece um brinquedo deixado minuciosamente ao acaso em um ambiente ousado e sofisticado. Atualmente o artista expõe cerca de 25 peças, entre mesas, aparadores, bancos, pufes e cadeiras produzidas em escala industrial, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.