Ciclistas e pedestres podem utilizar a nova ciclovia provisória da Usina São Paulo a partir de hoje, 1º de maio.
Publicado em 1 de maio de 2024
Circulação é liberada dentro do prazo previsto para usuários que precisam acessar as margens do Rio Pinheiros
A partir de hoje, 1º de maio, ciclistas e pedestres terão passagem liberada na ciclovia provisória da Usina São Paulo SPE S/A, instalada entre a Casa Conectada no Parque Bruno Covas e o prédio da Usina Elevatória São Paulo. A via vai garantir o deslocamento seguro dos usuários entre as margens oeste e leste do Rio Pinheiros e permitirá o fluxo contínuo durante as obras no local, especialmente em dias de chuva, quando a passarela flutuante que conecta o Parque à margem leste – Ciclovia Franco Montoro – é desativada por questões de segurança.
A passarela flutuante foi instalada no ano de 2023, por meio de uma parceria entre a Usina São Paulo SPE S/A e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), com o intuito de permitir que ciclistas tivessem acesso à margem leste do Rio Pinheiros. Contudo, durante o período de chuvas, a passarela precisa ser temporariamente desativada para as ações de rebaixamento dos níveis do rio. A medida é fundamental para evitar o transbordamento e o consequente alagamento e paralisação do tráfego de veículos nas marginais e dos trens da Linha Esmeralda da ViaMobilidade.
Tendo em vista essa limitação logística, a Semil solicitou à Usina São Paulo SPE S/A, vencedora da licitação para a revitalização do espaço, que fosse implantada uma ciclovia temporária. Além disso, as obras da primeira fase de modernização da Usina, incluindo uma ciclovia definitiva, devem ser concluídas até no primeiro semestre do próximo ano.
Revitalização: O Projeto para revitalização da antiga Usina Elevatória de Traição, agora denominada Usina São Paulo, acontece por meio de contrato assinado entre a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e a Usina São Paulo SPE S/A, que investirá cerca de R$ 300 milhões nas obras de remodelação dos espaços. A modernização inclui rooftop, restaurantes, espaço de eventos, conjuntos corporativos, lojas, mirantes e outras atrações, com previsão de conclusão até novembro de 2027.
Serviço: O parque Bruno Covas funciona diariamente, das 5h30 às 22h, e pode ser acessado pelos seguintes locais:
– Acesso Passarela Flutuante (Bicicleta e a pé) – via Passarela da Vila Olímpia;
– Acesso Hub Global (Carro) estacionamento oficial do Parque na Marginal Pinheiros (Pista local da Marginal após a Ponte Morumbi);
– Passarela da Ponte Laguna (Bicicleta e a pé) – Altura do Parque Burle Marx
– Ponte João Dias (Bicicleta) – Av. João Dias
– Ciclovia do trabalhador (Bicicleta e a pé) – Terminal Guido Caloi