Home » Coagulação intermitente, LIOBs, Deep Plane… confira 5 avanços em técnicas de rejuvenescimento da pele

Coagulação intermitente, LIOBs, Deep Plane… confira 5 avanços em técnicas de rejuvenescimento da pele

Publicado em 10 de agosto de 2022

 

Para o rejuvenescimento completo da face, há opções não-invasivas e cirúrgicas, que despontam como tratamentos de primeira linha para combater rugas e flacidez
HydraFacial

 O mercado de tecnologias e técnicas para tratar e frear o envelhecimento da pele não para. Todo ano, avanços são vistos com o objetivo de tratar a pele de maneira mais efetiva ou mais gentil. Dentre as inovações mais recentes de técnicas, a hidrodermoabrasão, a coagulação radial intermitente, o ultrassom microfocado digital, o rejuvenescimento por LIOBs e o Deep Plane foram os maiores destaques. Convidamos especialistas para explicar como funcionam as técnicas:

 

Coagulação radial intermitente: Ponto de coagulação é o que o ultrassom micro e macrofocado gera nos tecidos para rejuvenescer, estimular colágeno ou tratar flacidez e gordura localizada. A novidade é que a tecnologia Atria, a quarta geração de ultrassom micro e macrofocado, tem um novo formato de entrega, com a coagulação radial intermitente, possibilitando tratamentos mais rápidos de rejuvenescimento facial (rugas, flacidez e até poros), flacidez corporal e gordura localizada, com a máxima eficiência ao promover efeito térmico e muito menos dor. “Nesse tipo de coagulação, a energia do ultrassom é entregue de forma pulsada e não contínua, dessa forma os níveis de dor despencam”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A técnica do ultrassom focado não é nova, mas os primeiros equipamentos causavam muita dor. A coagulação radial intermitente traz a mesma eficiência, mas ele causa menos dor, por entregar energia de uma maneira diferente, por meio da forma pulsada; então ele aquece sem dar aquele choque de dor. O resultado é mais homogêneo e mais seguro também”, explica a dermatologista Dra. Valéria Campos, professora convidada do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Pós-Graduada em Laser e Dermatologia pela Harvard Medical School. Com a melhora da performance, Atria faz tratamentos faciais e corporais mais rápidos, de forma que alguns podem ser feitos em 5 minutos e aqueles feitos em áreas maiores podem ter duração de 20 a 30 minutos.

Rejuvenescimento por LIOBs: Embora o nome seja complicado, esse é um tipo de tecnologia que está disponível no Brasil, por meio dos lasers de picossegundos. “É muito comum associar as técnicas de rejuvenescimento da pele a lasers agressivos, como o de CO2, que causa uma ablação no tecido cutâneo, retirando a primeira camada e causando mais dor ao paciente pelo efeito térmico que gera na pele. Mas o laser em picossegundos é um tratamento com laser ultrarrápido que permite rejuvenescimento holográfico, sem causar efeito térmico na pele do paciente e, também, sem tirar o paciente das atividades diárias. O procedimento é ideal para tratar flacidez, rugas, cicatriz de acne e poros abertos. Ao entrar em contato com a pele em uma velocidade altíssima, o laser causa o que chamamos de LIOBS, uma ruptura óptica induzida pelo laser. E o estímulo ao novo colágeno para o rejuvenescimento é dado por esse microdano, possibilitando que o paciente não sofra com o efeito térmico do aquecimento, comum em outras tecnologias”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da SBD. Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da SBD, o laser de picossegundos Pico Ultra 300 gera as LIOBs, que são vesículas, quase como ‘bolinhas de ar’ dentro da pele, que fazem uma nanosubcisão dentro da pele, o que, por si só, já estimula o colágeno. “Mas temos uma ação adicional: dentro dessas vesículas se forma sangue e, consequentemente, temos o efeito PRP-like (similar ao dos tratamentos de plasma rico em plaquetas), ou seja, usamos os fatores de crescimento plaquetários (do sangue) para induzir o rejuvenescimento da pele”, explica o médico.

 

Deep Plane: Considerada a mais avançada técnica cirúrgica para rejuvenescer o rosto por completo, Deep Plane Facelift reposiciona até os músculos da face. “O lifting inicialmente tratava apenas a camada de pele do rosto, esticando-a e retirando seu excesso. Isso promovia resultados muito artificiais e estigmatizados. Sua evolução foi iniciar o tratamento de camadas mais profundas como o SMAS (Sistema Musculo Aponeurótico Superficial), tecido que cobre a musculatura, através de pontos para reposicioná-los. O Deep Plane se diferencia pela forma com que se trata o SMAS, de maneira mais profunda e fazendo um reposicionamento melhor e mais duradouro da anatomia que a idade alterou. A técnica permite um rejuvenescimento muito grande e natural para o rosto, pois trata de forma pontual todas as suas camadas que apresentam envelhecimento. Outro ponto importante é que o resultado se mantém por mais tempo já que o rosto foi tratado de maneira global”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. “Esta cirurgia é feita através de incisões ao redor da orelha e abaixo do queixo de forma que as cicatrizes ficam muito pouco visíveis após alguns meses. Ela dura em torno de 5 a 6 horas e é realizada em ambiente hospitalar para segurança do paciente. A anestesia é geral e o paciente deve permanecer no hospital por 1 dia”, diz o Dr. Paolo.

Ultrassom microfocado digital: Ideal para conferir efeito lifting, combater rugas, linhas, bolsas e flacidez, o Ultrassom Microfocado Digital possui como grande vantagem o fato de ser capaz de entregar e acumular energia em diferentes camadas da pele de maneira mais segura e precisa, graças à exclusiva tecnologia de Tratamento por Difusão Térmica (TDT), segundo o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Com essa tecnologia, o equipamento realiza pontos de coagulação em alta velocidade diretamente no ponto focal, sem dispersar energia, para promover formação e remodelação de fibras de colágeno sem causar danos às camadas superficiais da pele, assim resultando em um tratamento muito mais confortável e eficaz”, afirma. Isso é possível porque a entrega da energia nessa nova geração de equipamentos de ultrassom pode ser controlada digitalmente por meio da tecnologia de Unidade Digital de Potência (UDP), que garante que o ponto de coagulação ideal (65°C a 70ºC) seja alcançado de maneira mais fácil e segura. “Caso a energia emitida pelo aparelho seja muito baixa, sem alcançar o ponto de coagulação ideal, o tratamento acaba sendo ineficaz, pois não há o estímulo da produção de colágeno. Em contrapartida, um pico de energia muito alto pode gerar danos aos tecidos próximos, causando desconforto ao paciente. Logo, a possibilidade de gerarmos picos de energia de maneira controlada e estável é um grande avanço, pois garante a eficácia do tratamento sem causar dor ao paciente”, explica o especialista.

 

Hidrodermoabrasão: Rejuvenescimento calmo, beneficiando acima de tudo a saúde da pele para proporcionar um tecido cutâneo extremamente limpo e hidratado: isso é o que promove a tecnologia HydraFacial. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. No protocolo Deluxe HydraFacial, a experiência-base de três etapas pode ser complementada com boosters projetados para atender a diferentes necessidades da pele, sendo aplicados com a ponteira transparente logo após a extração. “Os boosters possuem formulações exclusivas pensadas para auxiliar no combate a diferentes alterações da pele, como ressecamento, manchas, rugas e linhas finas. O booster Britenol, por exemplo, conta com Vitamina C e Alfa-Arbutin para promover clareamento de manchas e conferir luminosidade. Já o booster Nassif MD é um poderoso hidratante indicado para peles maduras e desidratadas que conta com ingredientes como ácido hialurônico e betaína para restaurar a maciez e o brilho do tecido cutâneo. Por fim, o booster Dermabuilder é rico em peptídeos capazes de reduzir linhas finas e melhorar a elasticidade da pele”, finaliza a hydrafacialista Fernanda Ruiz.

FONTES:

 

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutor em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica. Instagram: @clinicagrusaude

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 7 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA.. Instagram: @drpaolorubez

*HYDRAFACIAL: Sediada nos Estados Unidos com atuação em 87 países ao redor do mundo, HydraFacial é uma marca de equipamentos estéticos presente no mercado internacional há 24 anos. Recém-chegada ao Brasil, HydraFacial tem por objetivo entregar soluções de cuidados com a pele para todos, sendo precursora em um conceito de tratamento, totalmente indolor, que consiste não somente em tornar a pele mais bonita, mas também mais saudável. A marca trouxe com exclusividade ao Brasil a tecnologia HydraFacial, que permite a hiperpersonalização de todo o tratamento para atender às necessidades específicas de cada pele, com resultados eficazes. Instagram: @hydrafacialbrasil

Nenhum comentário ainda