Com a ousada proposta de levar a arte cênica para novos públicos, começa neste mês o Festival de Teatro Seguros Unimed.
Publicado em 22 de agosto de 2024
Entre os dias 24 de agosto e 5 de outubro, 23 municípios do interior de São Paulo receberão uma extensa programação teatral.
Vera Holtz abre a programação em São José dos Campos (SP). Ela traz ao Teatro Colinas, nos dias 24 e 25 de agosto, “Ficções”, monólogo que marca seu retorno aos palcos. O espetáculo, idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenada por Rodrigo Portella, é baseada no livro “Sapiens – uma breve história da humanidade”, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
No palco, a atriz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, brinca, instiga a plateia e interage com o músico Federico Puppi, autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Imperdível!
Também estão na agenda, no mês de setembro, nos dias 7 e 8, “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido”, monólogo que marca um encontro de almas: Marcos Caruso, diretor do espetáculo, e Isabel Teixeira, um dos nomes mais importantes do teatro paulistano, aclamada por seus papéis nos palcos e na TV. É ela que dá vida ao último texto de Jandira Martini (1945-2024), um relato autobiográfico bem-humorado e poético sobre a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte.
Já no dia 12, o teatro recebe Mel Lisboa com o show “Voz e violão – Tributo a Rita Lee”. Na apresentação, a atriz escolhe 16 canções, onde canta e performa em uma homenagem à rainha do rock nacional.
Além de São José, Lorena e Jacareí também estão na programação. Em Lorena, Claudia Mauro apresenta “A Vida Passou Por Aqui” nos dias 7 e 8 de setembro no Teatro Teresa D’Ávila. E, em Jacareí, Ernani Moraes e Rafael Queiroz vivem dois irmãos em “Órfãos”, no dia 7 de setembro, no Teatro Ariano Suassuna.
Para a garotada, Lorena recebe nos dias 7 e 8 de setembro, “Dito e Feito”, da companhia Parlapatões; Jacareí será palco da “Família Murphy e o incidente no multiverso”, também no dia 7 de setembro; e São José fecha a programação regional com “O Pequeno Senhor do Tempo”, nos dias 21 e 22 de setembro, e “Da Terra a Lua”, no dia 29.
Os ingressos variam entre R$30 e R$120. Confira a programação completa no site: https://festivalsegurosunimed.com.br/
O Festival
O Festival de Teatro Seguros Unimed, criado pela Sinapse Produções Teatrais e Culturais, foi inspirado na 1ª Mostra de Teatro do Vale de 2022, que apresentou espetáculos em cinco cidades do Vale do Paraíba durante a pandemia. Serão, ao todo, 90 espetáculos.
O evento visa formar público e levar o trabalho de grandes artistas para além da capital paulista, promovendo a circulação de peças adultas e infanto-juvenis. Espera-se que até 40 mil pessoas assistam às apresentações, que também contarão com acessibilidade, incluindo tradução simultânea em Libras, audiodescrição, e assentos especiais para pessoas com baixa visão, de acordo com a disponibilidade de cada teatro.
Renata Ucha, Superintendente de Marketing da Seguros Unimed, destaca a tradição da empresa em apoiar iniciativas culturais: “A Seguradora sempre acreditou na cultura como agente transformador na sociedade. O apoio a este festival reforça o nosso propósito de promover qualidade de vida por meio de ações que democratizam a arte e a cultura em várias regiões do estado”.
Além disso, Renata enfatiza a relevância da colaboração com as Unimeds das cidades participantes: “A intercooperação com as Unimeds locais é crucial para o sucesso do festival. O festival contribuirá para dar visibilidade às cooperativas que receberão as peças em suas cidades, além de cada Unimed ter direito a 10% da carga de ingressos. Juntos, estamos trabalhando para levar a magia do teatro a mais pessoas e contribuir para o enriquecimento cultural das comunidades onde o evento passará”.
Vicente Freitas, idealizador do projeto, explica que o festival tem a missão de ampliar o acesso ao teatro. “A experiência do espetáculo ao vivo é única e nos permite ver o teatro sob uma nova perspectiva. Este festival foi pensado para não apenas formar plateia, bem como também inspirar crianças e adolescentes com o mundo das artes cênicas”, complementa.
Freitas acrescenta que o festival tem planos de expansão: “Queremos que o festival se consolide como um evento anual, promovendo a cultura e o entretenimento para diversas cidades do estado. Mesmo com os esforços de instituições como o SESC e o SESI, há uma necessidade contínua de ampliar o acesso cultural fora da capital”.
O Festival de Teatro Seguros Unimed é patrocinado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possibilitando a circulação dos espetáculos e o acesso da população a esse universo tão intenso, lúdico e transformador, que é o teatro.
Serviço
Festival de Teatro Seguros Unimed
Quando: de 24 de agosto a 5 de outubro
Na região: São Jose