Home » Com inclusão esportiva e rede de proteção social, Instituto CADES contribui para criação de políticas públicas eficazes

Com inclusão esportiva e rede de proteção social, Instituto CADES contribui para criação de políticas públicas eficazes

Publicado em 8 de outubro de 2024

 

 

Com iniciativa em identificar alunos que estejam em maior vulnerabilidade social, aproximando suas famílias para discussões e possibilitando encaminhamentos para a rede de referência, profissionais e órgãos assistenciais

Com quase dezessete anos, o Instituto CADES promove a melhoria na qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos, integrando atores sociais, serviços públicos e de garantia de direitos, contribuindo para a criação de políticas públicas eficazes. Seu trabalho vai além de inclusão esportiva em escolas públicas e organizações ao levar atividades físicas para elas, mas também amplia o impacto social nelas.

Sendo assim, com a formação de uma rede multisetorial entre o Instituto, as Escolas, órgãos/serviços públicos e atores sociais do território, A iniciativa constitui na identificação de alunos e famílias em situação de maior vulnerabilidade, encaminhamentos para psicólogos, órgãos de saúde e assistenciais, e outros parceiros e rodas de conversa com alunos e professores para compreensão da saúde mental e suas consequências.

“Quando o CADES começou, há quase 17 anos, a ideia era levar esportes que até então eram considerados elitistas – tal como o tênis, por exemplo – para lugares que dificilmente teriam esse contato um dia”, conta Ana Cristina Amaro, presidente do Instituto CADES. “Hoje expandimos nossa atuação e cuidamos dos nossos atendidos de uma forma mais global, oferecendo psicóloga para eles e todo apoio necessário para que tenham qualidade de vida, um futuro melhor e que consigam ver que há possibilidades”, completa.

A Rede de Proteção Social CADES

Atualmente, fazem parte da Rede de Proteção Social do CADES: EMEF Dom Veremundo Toth, EMEF CEU Paraisópolis, Gestão CEU Paraisópolis, CAPS Infanto Juvenil Campo Limpo, UBS Paraisópolis III, Instituto Verter (oftalmologia), Instituto Israelita de Responsabilidade Social (Hospital Albert Einstein), Conselho Tutelar Subprefeitura do Campo limpo, Clínica Santa Terezinha (psicologia), Serviço de Assistência à Família – SASF, Associação G10 Favelas, Turma do Bem (odontologia), Universidade Paulista UNIP, Empresa Blackpartners, Escola Estadual Prof.ª Neyde Apparecida Sollitto, Universidade Paulista (UNIP) e CCA Dona Diva.

“A Rede de Proteção Social nas escolas desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar e no desenvolvimento integral dos estudantes. Oferece suporte psicológico e emocional para alunos que enfrentam dificuldades, ajudando-os a lidar com problemas como bullying, ansiedade e depressão”, conta Joaquim Calmon, Coordenador da Rede de Proteção do Instituto CADES.

Segundo ele, alguns itens são fundamentais, tais como Inclusão e Equidade, ao criar um ambiente seguro e acolhedor, protegendo os alunos contra violência, abuso e negligência, e promovendo uma cultura de respeito e solidariedade. Identifica e apoia alunos em situação de vulnerabilidade, oferecendo encaminhamentos para serviços sociais e de saúde. “A Rede de Proteção Social do CADES promove o desenvolvimento integral dos alunos, não apenas no aspecto acadêmico, mas também no social, emocional e físico, preparando-os para serem cidadãos ativos e conscientes. Ela facilita a construção de vínculos positivos entre alunos, professores e a comunidade escolar, criando um ambiente de cooperação e apoio mútuo”, diz. “Essas ações são essenciais para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e contribuir positivamente para a sociedade”, finaliza.

Como o CADES trabalha

Para que todo ecossistema funcione, o CADES é mantido por meio de doações e patrocínios que possibilitam a perenidade dos projetos desenvolvidos. O Instituto promove a inscrição de seus projetos em leis de incentivo de modo que a iniciativa privada possa participar ainda mais ativamente desse processo de transformação social.

Os apoios podem ser por Verba Direta, quando os projetos podem ser personalizados e elaborados em conjunto para agregar valor às estratégias do patrocinador; por Dedução de Imposto de Renda, que permite que pessoas físicas e jurídicas invistam em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte, com parte do valor que pagariam de Imposto de Renda, sem nenhum custo adicional. As empresas tributadas pelo lucro real podem investir até 2% do IR devido e pessoas físicas 7%.

As ajudas por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (11.438/2006), pelo FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069), pelo CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo – Lei nº 8074), Dedução ICMS, que permite às pessoas jurídicas contribuintes do ICMS investirem até 3% do seu imposto devido, obtendo o abatimento de 100% do valor, sem nenhum custo adicional e a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (13.918/09).

“Todas as atividades de ensino do Instituto são gratuitas e adaptadas para crianças com deficiência”, explica Ana Cristina. Como benefícios, ao apoiar os projetos, é possível contribuir com os Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), Investimento em práticas ESG e há, ainda, Contrapartidas de branding com inserção do logo em peças gráficas e digitais, uniformes e equipamentos.

“Transformamos vidas de crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de vínculos sociais e melhoria da qualidade de vida e pela saúde física e mental delas”, finaliza a presidente. Para mais informações sobre as ações do CADES e sua transparência, acesse https://www.institutocades.org.br/

Nenhum comentário ainda