Como está a sua autoestima?
Publicado em 11 de julho de 2019A autoestima significa o nosso valor próprio, o quanto nós gostamos de nós mesmos.
A autoestima determina o seu comportamento e a forma como você se relaciona com as pessoas.
A autoestima é formada ao longo do nosso desenvolvimento e está muito relacionada como o ambiente e tipos de relações vivenciadas desde a nossa infância. As frases que escutamos desde pequenos de nossos amigos e familiares mais próximos, além dos reforços positivos e negativos recebidos em nossos relacionamentos são fontes determinantes da nossa autoestima.
Alguns sintomas da baixa autoestima:
• Não confiar em si
• Não acreditar que sabe realizar as melhores escolhas
• Não saber lidar com as consequências das próprias decisões
• Medo do arrependimento
• Insegurança em interagir com outras pessoas
• Incerteza em relação aos valores e ideais
• Falta de objetivos
• Falta de motivação
• A opinião do próximo possui um impacto desproporcional.
Tem pessoas que se incomodam com seu corpo, se acham feias, não gostam da própria voz, acham que fazem tudo errado, que são péssimas na maioria das atividades que se propõem a realizar. Esses são alguns exemplos geralmente relatados por pessoas de baixa autoestima.
A boa notícia é que você pode mudar a sua autoestima, se você quiser. Abaixo segue algumas dicas:
1 Pare de focar no passado. Esqueça mágoas e ressentimentos ou seus erros do passado. Eles não precisam se repetir.
2 Valorize os seus pontos fortes, não os negativos. Você sabe dizer agora para você mesmo, por exemplo, quais são seus quatro pontos positivos?
3 Estipule novos objetivos /metas, corra atrás do que você gosta… ou você cresce ou você não vai sair do lugar. Arrisque-se.
4 Fique perto de pessoas que lhe fazem ser melhor, que despertam o melhor das suas qualidades e capacidades de desenvolvimento, evite pessoas que te “puxem pra baixo”.
5 Não se compare aos outros. Cada um tem seu valor e é melhor em alguma área na vida. Cada um tem seus pontos positivos. Você só deve se comparar com seu “eu” de ontem, para ser cada dia melhor.
6 Não dê tanta importância a críticas que não são construtivas. Sempre alguém vai ter alguma opinião. O mundo está cheio de vencedores que um dia alguém duvidou. Se você se preocupar com a aprovação de todos, você nunca vai seguir a sua vida.
7 Tenha atitudes na sua vida primeiro por você. Fazer o que você não gosta somente pra agradar o outro não vai te realizar, vai satisfazer somente o outro.
A autoestima alta eleva a atitude também das pessoas que convivem conosco. Se alguém não te deu valor, dê você o seu valor, não dependa da aprovação do outro para se amar.
O autoconhecimento desenvolvido durante o processo de psicoterapia também ajuda a tornarmos consciência de nossa história e de todos os aspectos de nossa personalidade, abandonar os padrões limitantes que aprendemos ao longo da vida e trilhar uma nova jornada por meio da revisão de algumas crenças.
Psicóloga Gabriela Marini
12 99621-1558/ 12 3308-0084/ 12 3308-0082