CONTEÚDOS ONLINE: CUIDADO NECESSÁRIO PARA EVITAR PROFISSIONAIS FAKES E CAIR EM GOLPES.
Publicado em 12 de maio de 2020
As aulas online já são uma realidade das famílias neste momento de isolamento domiciliar devido a pandemia do coronavírus. Escolas públicas e privadas, instituições de ensino ou educadores especialistas em várias temáticas promovem via plataforma digital ou redes sociais conteúdos que fazem parte do cotidiano dos estudantes ou temáticas que promovem aprendizagens de habilidades e talentos com foco no desenvolvimento humano.
Com a facilidade da tecnologia e conectividade a variedade de temas que promovem crescimento pessoal e profissional e a abundância de opções de empresas, autônomos e profissionais liberais nas redes sociais é infinita. São inúmeros sites, canais no Youtube, lives no Instagram, Facebook ou LinkedIn que abordam o mesmo contexto, ou ainda, aulas de reforço escolar, com óticas diferentes.
A dica é pesquisar sobre o profissional ou comunicador e, se ainda tiver alguma dúvida, pedir para comprovação das formações acadêmicas ou conhecimento prático que faça o interlocutor ser uma referência no que compartilha não deve ser evitado, principalmente, em casos pagos. Esta é uma segurança para quem consome o conteúdo e quem dissemina não deve ficar constrangido com o pedido.
Certificar que o profissional que faz a narrativa e que tem o papel de emissor do conteúdo é uma especialista na abordagem que dissemina, que tem experiência no assunto e que, possivelmente, tem cases de sucesso no que promove é fundamental para que o receptor da mensagem não seja enganado com falsos profissionais, mesmo que seja gratuitamente. Além das Fake News, na internet é possível criar perfis fake, comprar seguidores e praticar golpes.
Wanessa de Oliveira Laschi, educadora e psicóloga organizacional sugere: “Os conteúdos para o avanço pedagógico vindo das instituições de ensino são de extrema importância e devem ser priorizados. Vale destacar que para temáticas extra curriculares das escolas e universidades é imprescindível cuidado com a fonte acessada e ter em mente a necessidade de uma curadoria, respeitando profissionais e especialistas frente as áreas de interesse de quem busca desenvolvimento humano. Desta forma, reconhecemos a dedicação dos que se preparam para desenvolver pessoas, sejam estes professores ou profissionais das diversas áreas que vão do esporte até habilidades emocionais e sociais.”
INSTAGRAM: @TEENAGERSWAY_ CONTATO: WANESSA DE OLIVEIRA LASCHI TEL: 55 12 98851.9326