Home » Defensor Público André Naves fala sobre inclusão social e estruturas culturais no Instituto Singularidade

Defensor Público André Naves fala sobre inclusão social e estruturas culturais no Instituto Singularidade

Publicado em 3 de setembro de 2024

 

 

No último domingo (01/09), André Naves, Defensor Público Federal e especialista em Direitos Humanos, Inclusão Social e Economia Política, ministrou várias aulas no Instituto Singularidades, em São Paulo, dedicando o dia inteiro a temas relacionados à inclusão social e ao papel das estruturas sociais, culturais e econômicas na promoção de um ambiente inclusivo. Durante as aulas, André abordou a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei Berenice Piana, que trata do autismo, destacando a importância dessas legislações para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Ele enfatizou que todos nós temos nossos pontos fortes e limitações, e que essas características individuais interagem com as estruturas sociais, podendo facilitar ou dificultar a inclusão. André explicou que a deficiência não deve ser vista como uma característica intrínseca da pessoa, mas sim como uma condição criada pelas barreiras no ambiente social, econômico e cultural.

Além disso, o Defensor Público utilizou exemplos de artes e cultura para ilustrar a necessidade de uma maior pluralidade e inclusão, destacando como esses elementos são essenciais para estimular a criatividade e o progresso da sociedade.

“Todos nós, em nossas individualidades, possuímos características benéficas e limitadoras. Essas nossas características enfrentam diariamente as barreiras presentes nas estruturas sociais, acarretando a inadmissível exclusão social. Resumindo, podemos afirmar que a deficiência não é da pessoa, mas sim da sociedade que a não inclui. Pessoa com deficiência é aquela que enfrenta, em seu cotidiano, as deficiências presentes nas estruturas sociais!”, ressaltou André Naves.

Nenhum comentário ainda