DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA, DIA DE SE MOVIMENTAR VIVER, MAIS, VIVER BEM.
Publicado em 6 de abril de 2019Atividade física na infância, na adolescência ao adulto. ENVELHECIMENTO, SUAS RIQUEZAS, OS LADOS POSITIVOS DO BEM, ENVELHECER COM AUTONOMIA E SASTIFAÇÃO COM A VIDA.
O jovem de hoje será o idoso de amanhã. Portanto a velhice dependerá muito do seu estilo de vida. Portanto pensar em longevidade é sobretudo, pensar em qualidade de vida para as todas as idades.
Qualquer movimento corporal produzido pelo músculo esquelético que resulta em aumento do dispêndio energético é definido como atividade física.
Está definição considera quatro contexto principais, o trabalho, as atividades domésticas, o transporte, e as atividades de lazer. Está a ultima inclui Exercícios Físicos, como dança, corrida, esporte, nadar,e praticas recreativas, entre outras.
A inatividade física é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônica não transmissíveis, como doenças principalmente desfechos cardiovasculares fatais, diabetes, osteoporose, pressão arterial e alguns tipos de câncer.
O exercício físico é uma importante estratégia para a melhora da saúde e qualidade de vida. A manutenção de uma vida fisicamente ativa reduz substancialmente o risco para tais doenças e proporciona diversos benefícios para saúde, como redução da adiposidade corporal; melhora da saúde cardiovascular, óssea e muscular; diminuição da ansiedade e depressão; dentre outras.
A prática regular de atividade física é fundamental em qualquer idade e tem sido considerada um meio de preservar e melhorar à saúde e qualidade de vida do ser humano.
A inatividade física gera preocupação pois representa importante fator de risco no desenvolvimento de doenças crônicas. Além destes riscos à saúde, este comportamento pode ser ainda mais prejudicial, quando associado a outros fatores de riscos comuns, como o uso tabaco e de bebidas alcoólicas.
Eficiência do exercício regular com uma determinada combinação de frequência, intensidade e duração para a obtenção de um efeito de treinamento.
Deve-se planejar uma programação distribuindo a quantidade total do tempo, e da intensidade do esforço, para os diferentes componentes do programa de treinamento como endurece cardiorrespiratório, força, e endurece musculares.
Recomenda-se também um aquecimento e volta à calma adequada que incluem exercício de flexibilidade.
Deve-se dar ênfase aos fatores que resultem em uma modificação permanente do estilo de e estimulem a atividade física para o resto da vida.
A relação positiva entre a prática de atividade física regular e a saúde está bem documentada.
Uma alimentação balanceada de forma adequada e saudável deve fazer parte do dia a dia.
Tereza Vasconcelos PERSONAL TRAINER
CREF119239 – G/GP