Dr. Jorge Guedes: “A espiritualidade em sua essência, refere-se a busca incessante de um significado mais profundo na vida, enquanto que a psicanálise fornece ferramentas para desvendar as complexas camadas da psique humana,…
Publicado em 24 de março de 2025
Dr. Jorge Guedes: “A espiritualidade em sua essência, refere-se a busca incessante de um significado mais profundo na vida, enquanto que a psicanálise fornece ferramentas para desvendar as complexas camadas da psique humana, revelando gradualmente as motivações inconscientes e bloqueadas no subconsciente, que moldam ou fragmentam comportamentos e emoções.”
Com aproximadamente quatro décadas de trajetória, o psicanalista especialista em transtornos mentais e espirituais, tornou-se pioneiro nas terapias regenerativas das células-tronco.
Com mais de 39 anos de atuação e uma carreira internacional, que inclui passagens em países como Áustria, Portugal, Alemanha, França, Israel, Espanha e Rússia, o psicanalista Jorge Guedes, tornou-se uma referência, quando o assunto é saúde mental e espiritual.
Além de especialista em transtornos mentais e espirituais, ele também é pioneiro nas terapias regenerativas das células-tronco, sendo conhecido em Portugal como o “pai” dessa técnica inovadora e não invasiva.
A convite de um núcleo de pesquisas ligado a ONU, Guedes foi para Viena, em 2002 e desde então ampliou seu campo de atuação pela Europa e pelo oriente médio.
Hoje trabalha no sistema rotativo de atendimentos presenciais e online entre Brasil e Europa, com previsão de início de atividades em São José dos Campos – SP.
Espiritualidade como ferramenta de autoconstrução
Para o Dr. Jorge Guedes, a espiritualidade não se resume à fé ou à emoção, mas sim um conceito intelectual que estimula a evolução do ser humano. “Espiritualidade é compreender que tudo está em progresso, que nada está estagnado. Espiritualidade é compreender a jornada pelas múltiplas dimensões psicológicas do ser humano e que todas iluminam a consciência individual, permitindo abranger experiências, que envolvem as emoções, comportamentos e a intelectualidade de maneira autêntica e geradora de ambiente propício à transformação com propósito, disciplina e destacando as potenciais vias, que nos direcionam à autodescoberta, inclusive a aceitação de todas as espécies que compõem o planeta, porque somos interdependentes”, afirma.
Sua base psicanalítica, aliada à psicologia, a espiritualidade e a neuropsicologia, o ajudou a entender que o passado não é um fardo, mas um guia infalível.
“A psicanálise me permite olhar o passado como uma referência. Não busco respostas para os outros, busco para mim. E assim, consigo ajudar as pessoas a encontrarem as próprias respostas”, explica.
Segundo ele, a psicanálise revela o lado que precisa ser tratado, e não o lado “negativo” do ser humano. “ Ela me faz encarar a minha realidade sem recorrer às mascaras ou medos. Sou um ser em plena evolução, buscando me desvincular do nevoeiro de sentimentos e emoções, que me possam sugerir a ideação do sofrimento físico, mental ou espiritual voluntário.”
As terapias regenerativas como diferenciais
Dr. Jorge também desenvolve um trabalho inovador com a terapia regenerativa das células-tronco, utilizando metodologia não invasiva e indolor para tratar enfermidades físicas e transtornos mentais. “É um trabalho do qual sou pioneiro e que oferece uma nova oportunidade para casos considerados intratáveis pelos métodos tradicionais”, pontua.
Para ele, cuidar da saúde mental é fundamental. “Quem está com a mente saudável já percorreu 50% do caminho, a higienização mental nos leva a expressar comportamentos e emoções mais equilibradas, reflexo que será sentido diretamente no físico, aumentando a autoestima, a segurança, o amor próprio e o desabrochar dos talentos reprimidos”, afirma.
Motivação e legado
A maior satisfação de Guedes é ver vidas transformadas. “O maior desafio é levar essa mensagem ao maior número possível de pessoas”. Mas a motivação é saber que podemos desvendar os mistérios da mente em evolução e tratar enfermidades e transtornos impeditivos, a partir da origem.
Sobre o futuro, ele prefere manter os pés no presente, porém, deixa claro o que espera: “Desejo uma humanidade mais respeitosa, ética e organizada intelectual e emocionalmente. Acredito no potencial irrestrito, que impulsiona o ser humano a promover a sensibilidade e oferecer caminhos para expandir a consciência”, conclui.
Instagram @psic_quantica