EaD é oportunidade para conciliar maternidade e estudos
Publicado em 7 de maio de 2020
Uma das vantagens para quem precisa cuidar dos filhos e quer continuar estudando é a flexibilidade de horário
Com a chegada da maternidade é comum as mulheres darem uma pausa nos estudos e até mesmo adiarem suas carreiras para se dedicarem aos filhos. Por conta da possibilidade de estudar em casa, uma alternativa quem vem sendo utilizada pelas mulheres que são mães são os cursos EaD.
Para quem não pretende abrir mão dos estudos e da maternidade, conciliar os dois objetivos pode ser um desafio, mas não é impossível. Esse é o caso da estudante de Letras, Gesiela Leite, de 34 anos, que escolheu a modalidade a distância na FAEL (Faculdade Educacional da Lapa), em São José dos Campos.
“Tinha o sonho de me formar em Pedagogia e queria conciliar o próximo emprego com a maternidade. Foi um grande desafio, eu estava grávida da minha segunda filha quando comecei o curso. Foram quatro anos estudando nas horas vagas, às vezes até na madrugada, mas consegui concluir a faculdade”, afirma Gesiela.
Durante toda a graduação ela teve o incentivo da mãe que também sonhava em vê-la formada. Hoje ela está cursando a segunda licenciatura em Letras, também no formato EaD, e pretende fazer uma pós-graduação em Educação Especial.
Segundo a diretora da faculdade FAEL, Janet Navarro, o ensino a distância é uma possibilidade para quem sonha em fazer faculdade, mas não tem condições de frequentar as aulas presenciais por conta dos compromissos no dia a dia.
“No ensino a distância o aluno tem a liberdade de escolher o melhor horário para se dedicar aos estudos. A principal vantagem desse modelo é a flexibilidade, porém, é preciso ter um bom planejamento para não se perder nas atividades propostas durante o curso”, ressalta.
Além de todo aprendizado adquirido durante a formação, o aluno de ensino a distância consegue desenvolver habilidades valorizadas no mercado de trabalho, como a disciplina, organização e proatividade.