Emagrecimento: Uma questão de saúde
Publicado em 17 de fevereiro de 2020
Quando falamos em emagrecimento o tema é amplo, podendo derivar para várias vertentes diferentes. Quem entra em uma academia buscando a estética do corpo perfeito, pode buscar o emagrecer. Um atleta, uma mulher que acaba de dar à luz, um jovem na busca de fazer parte de padrões sociais, independente das razões e buscas, todos podem falar e querer de diferentes formas o emagrecimento.
Não entrarei no mérito de Dieta, isso será tema de outro encontro! A discussão sobre o termo, além de ampla, merece a devida atenção, pois hoje em dia esse tema é abordado de forma pontual relacionando apenas a alimentação e na maioria das vezes restritiva.
Voltando ao emagrecer, as razões vão muito além das acima citadas. Estudos mostram que mais da metade da população brasileira (55,7%) está com excesso de peso. “Em 2018, o órgão do Ministério da Saúde que monitora fatores de risco para doenças não-transmissíveis na população – VIGITEL – constatou: a obesidade cresceu 84% em adultos de 24 a 34 anos e 81% em adultos entre 35 e 44 anos. Em crianças e adolescentes, o panorama é o mesmo”, segundo fonte do site alimentostarjaverde.org
Outra matéria da revista inglesa Lancet noticiou em 2017 que a obesidade cresceu mais de dez vezes entre crianças e adolescentes na faixa de 5 a 19 anos, nas últimas quatro décadas.
Tais dados fazem acender o sinal vermelho quanto ao ganho de peso. Como nutricionista e profissional da área de saúde olho para esses números com atenção e urgência, trazendo ainda a importância da compreensão muito além das causas físicas, as causas e questões emocionais que aceleram vertiginosamente esse processo.
Desde a formação em nutrição tenho observado em minha prática clínica, cada vez mais presente os distúrbios emocionais associados ao ganho de peso, sendo condição fundamental a integração corpo e mente nos processos de emagrecimento, bem como a sua manutenção. E assim, há 2 anos foi criado o PESMESC Programa Emagreça Sua Mente para Emagrecer Seu Corpo que traz justamente esse equilíbrio entre mente e corpo.
Fica claro que o emagrecimento é questão emergencial de saúde frente a epidemia mundial que vemos crescer ano a ano sem a devida atenção e cuidados. Caminhamos a ter mais obesos que desnutridos até 2022.
É fundamental olharmos de frente e com a devida atenção a nós e a nossas futuras gerações. Mas como fazer isso¿
Esteja constantemente ligado física e emocionalmente a suas reações. Não descuidando de ansiedade, tensões, stress e distúrbios emocionais! Eles podem estar presentes no seu dia-a-dia e são extremamente importantes para o seu emagrecer! Olhe também com atenção gentil às mudanças que acontecem no seu corpo e ao aumento do peso. O excesso de gordura corporal vem para a sua proteção, por isso seja grato a todo o tempo que esteve contigo. Desta forma, quando você estiver seguro e pleno, ele poderá ir. Quanto antes agirmos nessas frentes, antes nossa saúde agradecerá!
A obesidade é um mal presente em nossas famílias, sendo a conscientização, somado a ações sociais, informação, abordagens emocionais, alimentares e físicas, a combinação perfeita de seguirmos no caminho de vida mais saudável.
Tudo começa dentro de você, sua mente tem o controle de tratar e potencializar suas funções fisiológicas-corporais, permitindo que você viva a plenitude física, emoções harmonizadas, com uma Mente equilibrada
# NADA É POR ACASO E TUDO É PARA O BEM, devemos seguir nessa direção e nos permitirmos ser INSUPORTAVELMENTE FELIZ…
Até a próxima,
Lisyanne Sugai
@lisyannesugai
12. 98113-4747
www.naturalismind.com