Especialista dá dicas para profissionais de TI que buscam trabalho no exterior
Publicado em 7 de janeiro de 2020
Conhecimentos em programação, marketing digital e design aceleram a entrada de brasileiros no mercado europeu
O setor de tecnologia da informação no Brasil empregou mais de 1 milhão de pessoas em 2018 e continuará aquecido nos próximos anos, mas não apenas no maior país da América Latina. Demandando profissionais com características específicas, como conhecimento em programação e marketing, proatividade e facilidade de adaptação, o mercado de TI europeu se tornou um dos principais destinos dos brasileiros.
Para conectar as vagas disponíveis aos profissionais em busca de oportunidades, a feira de trabalho Landing Festival, realizada em Portugal, lançou recentemente o portal Lading.Jobs, para divulgação de vagas de TI em cidades como Lisboa, Porto, Barcelona, Berlim e Amsterdã. Portugal foi além e ainda criou um visto especial para atrair brasileiros que queiram fazer as malas e mudar para terras lusitanas. Apesar das facilidades, quem deseja sair do Brasil para trabalhar no exterior precisa ter qualificação e disponibilidade.
Henrique Pereira Sanches, docente da área de tecnologia da informação do Senac São José dos Campos, comenta que o profissional que tem habilidades nas áreas de programação, marketing digital e design são os que mais se destacam no mercado europeu. “Ter iniciativa e ser proativo são diferenciais na cultura brasileira, se comparados aos costumes de outros países, nos quais a motivação vem do plano de carreira, do resultado de vendas e da valorização do currículo”, conta.
O docente ressalta que o mercado europeu também procura profissionais de TI que tenham conhecimento do mercado financeiro. “Ser criativo, dinâmico, ir além do conhecimento técnico, comunicar-se bem, dominar as regras de desenvolvimento e infraestrutura de redes são características valorizadas, mas quem entende de compliance, crédito, investimentos, trade, análises financeira e contábil está um passo à frente dos demais candidatos”, afirma.
Henrique destaca que Portugal e Espanha são as principais portas de entrada para brasileiros que atuam na área de TI na Europa, embora continuar se qualificando seja fundamental para a alcançar melhores oportunidades. “A barreira da língua é minimizada nesses países, mas é necessário que o profissional continue evoluindo, se certificando, traçando um plano de carreira e nunca pare de estudar. Os cursos técnicos são caminhos eficazes para permanecer antenado às tendências e conquistar uma boa colocação profissional. Quem investe no conhecimento de novas línguas, como inglês ou alemão, pode encontrar salários ainda melhores”, enfatiza.
Serviço:
Senac São José dos Campos
Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP
Informações: www.sp.senac.br/sjcampos