Home » ESTUDO MOSTRA QUE MAIS DE 70 MIL CASOS DE CÂNCER DE MAMA DEVEM SER REGISTRADOS NO BRASIL ATÉ 2025

ESTUDO MOSTRA QUE MAIS DE 70 MIL CASOS DE CÂNCER DE MAMA DEVEM SER REGISTRADOS NO BRASIL ATÉ 2025

Publicado em 26 de outubro de 2024

 

 

Doença ocupa hoje a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até 2025 devem ser registrados no Brasil cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres e 18 mil óbitos. Esse tipo de tumor ocupa hoje a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, o décimo mês do ano é marcado pela campanha ‘Outubro Rosa’.

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, o câncer de mama é a neoplasia que mais atinge mulheres no Brasil, sendo as regiões Sul e Sudeste as que apresentam maiores taxas de incidência e mortalidade. “O câncer de mama atinge principalmente mulheres, e como todo câncer começa com uma célula anormal que se multiplica desenfreadamente levando a um tumor maligno, podendo evoluir com metástase para outros órgãos”, explica a ginecologista, obstetra e sexóloga da Ativia Saúde, Dra. Elisa Coppio Pinotti, acrescentando que a detecção precoce e a prevenção primária desempenham um papel crucial na redução dos números da doença.

“O câncer de mama inicial geralmente é assintomático, por isso é fundamental a realização do autoexame, onde pode ser notado um nódulo fixo endurecido na mama ou axila. Também estão entre as principais formas de prevenção, o exame clínico com a ginecologista e a mamografia a partir dos 40 anos ou 10 anos antes do familiar acometido por câncer de mama (parente de 1º grau)”, reforça a médica.

Além do diagnóstico precoce, a prevenção do câncer de mama envolve a adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de atividade física, a manutenção de um peso saudável e a redução do consumo de álcool.

Para ajudar no diagnóstico da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece mamografias gratuitamente para todas as mulheres, com foco na faixa etária de 50 a 69 anos, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os interessados em realizar o exame, devem entrar em contato com o posto de saúde mais próximo de sua residência.

ATIVIA SAÚDE

Com corpo clínico formado por profissionais especializados e atualizados, a Ativia é uma empresa conceituada e comprometida com a saúde e o bem-estar de seus clientes. Há mais de 30 anos no mercado, a empresa conta com uma rede de mais de 600 profissionais da saúde, além de mais de 22 hospitais credenciados no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para mais informações, acesse www.ativia.com.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3954-3954.

Nenhum comentário ainda