Home » Frustrações

Frustrações

Publicado em 29 de outubro de 2018

20181028_062652

 

 

As frustrações ocorrem todos os dias em nossas vidas mas é muito importante saber se na maior parte das vezes elas são causadas por terceiros ou se o seu próprio comportamento está contribuindo para um maior envolvimento neste tipo de situação.

A frustração é um estado emocional que ocorre após a interrupção de um comportamento motivado, ou seja, houve um bloqueio que impediu a pessoa de realizar uma meta ou objetivo. Esse sentimento leva a um desânimo e incômodo, afinal, costuma criar obstáculos para que a pessoa realize o que gostaria.

Ao mesmo tempo, sentir-se frustrado é essencial para o desenvolvimento da nossa mente. A partir das experiências frustradas é possível aprender, crescer e criar novas formas funcionais de interagir com o mundo.

Desde crianças já vamos vivenciando diversas situações de relacionamentos que vão nos ensinando a criar a forma como nos comportamos na proxima oportunidade com a mesma situação.

Enquanto estamos seguros, confortáveis dentro das experiências que já conhecemos, não aprendemos como lidar com as adversidades e superar os erros.

Crianças que são protegidas constantemente de situações frustrantes acabam tendo maiores dificuldades na sua vida futura para superar os momentos em que as coisas não saem como o esperado.
Por isso os psicólogos orientam aos pais que permitam aos seus filhos se frustrarem.

A frustração pode nos gerar outros sentimentos como a impotência, falta de motivação e a baixa autoestima.

Esses sentimentos acabam gerando o medo de tentar novamente, de arriscar, de projetar os sonhos mais longe e realizar cada ação para conquistá-los.

Esse ciclo ainda pode gerar ansiedade, o estresse e a impaciência causando um desconforto constante na vida da pessoa.

Dicas para superar a frustração

• Busque entender primeiro claramente as causas das suas frustrações, assim você pode determinar quais delas podem ser alteradas. O que eu preciso mudar na minha vida para evitar essa situação? O que depende de mim e o que depende do outro?
• Não fique se lamentando. Isso só reforça a frustração, evite esses pensamentos.
• Quando ACEITAMOS a realidade dos fatos, acreditamos em nossa capacidade de realização e AGIMOS, a frustração é substituída pela força de resiliência.
• Tente olhar o lado positivo da situação e transformá-la em aprendizado e motivação, um obstáculo a ser enfrentado.
Se você está com dificuldades para enfrentar constantes frustrações em sua vida ou lidar com sentimentos causados por ela, busque alternativas de apoio profissional como, por exemplo, a ajuda de um psicólogo.

img1536234621447

Texto: Psicóloga Gabriela Marini

12-99621-1558

Nenhum comentário ainda