Gestantes devem ter os mesmos cuidados das demais pessoas, diz especialista de São José
Publicado em 1 de abril de 2020
Com a pandemia de coronavírus, que já atingiu em cheio o Brasil, todos precisam de cuidados especiais. O ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, Fernando Macedo, diretor da clínica Reproferty, de São José dos Campos, falou sobre os riscos a mulheres grávidas, que vivem o drama durante este período.
Segundo ele, as medidas para este grupo tem que ser o mesmo que o restante da sociedade. “São iguais de toda comunidade, como as orientações dadas pela secretaria de saúde: Higienização e isolamento social”, disse o especialista.
Segundo ele, é praticamente nulo o risco de, eventualmente, o bebê dentro da barriga contrair o coronavírus. “São poucos casos na literatura, mas a informação é que não existe transmissão vertical (da mãe para o filho)”, explica.
Outra preocupação das mães é sobre uma eventual possibilidade de uma mulher infectada poder amamentar um bebê recém-nascido. E, para Macedo, é possível amamentar, mas seguindo alguns cuidados. “Temos algumas orientações, como continuar amamentando e com proteção”, disse.
“A orientação é que todos nós devemos seguir isolamento social”, explica o médico de São José.
PRÉ-NATAL.
Ainda de acordo com o Macedo, os exames de pré-natal e acompanhamento das gestantes podem ser realizados, mesmo à distância. “Foi autorizado ontem pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) as tele consultas ou agendar com seu obstetra pra seguir toda proteção para as consultas presenciais e exames”, disse ele, que também falou sobre os procedimentos na hora do parto.
“As condutas obstétricas serão imperiosas quanto ao diagnóstico e conduta na hora do parto, e se paciente estiver com Covid-19, serão tomadas as condutas sugeridas pelos comitês de obstetrícia”, afirmou.