Home » Investir no longo prazo? Especialista destaca importância de se pensar no futuro

Investir no longo prazo? Especialista destaca importância de se pensar no futuro

Publicado em 1 de fevereiro de 2021

 

 

Aplicações de longo prazo contribuem para manter a carteira de investimentos segura e rentável

Assim como é importante manter um planejamento em outras áreas da vida, no universo dos investimentos isso não é diferente. Para ter mais segurança e tranquilidade no futuro, as aplicações em um período acima de 5 anos podem ser uma estratégia para complementar a aposentadoria ou até mesmo auxiliar na execução de algum projeto, como uma viagem, a compra de um imóvel.

De acordo com a pesquisa Raio-X do Investidor Brasileiro, feita pela Anbima em 2019, a poupança se mantém como investimento preferido pelos brasileiros. Apesar disso, essa aplicação está perdendo para a inflação e tem apresentado um rendimento negativo. Para os investidores que pretendem alcançar rentabilidade a longo prazo, existem outras opções que podem auxiliar nesse crescimento.

No mercado financeiro, o investidor consegue encontrar uma variedade de aplicações, sendo elas: ações, tesouro direto, fundos imobiliários e de renda fixa. No momento de escolher o investimento a longo prazo, é importante levar em consideração os objetivos financeiros, as estratégias que serão utilizadas e o perfil do investidor. Lembrando que o investidor precisa manter a diversificação para equilibrar a carteira e minimizar os riscos.

De acordo com Breno Andrade, assessor de investimentos da Monte Bravo Investimentos – empresa de assessoria credenciada à XP Investimentos – é importante respeitar o prazo da aplicação e não se arriscar em investimentos que não estão de acordo com o perfil do investidor.

“É importante ressaltar que as aplicações a longo prazo exigem disciplina e paciência do investidor, caso contrário ele poderá perder dinheiro se retirar o valor aplicado antes da data de vencimento. Por isso, é fundamental ter em mente que quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, maiores são as chances de ter uma boa rentabilidade”, pontua Breno.

Apesar de alguns investimentos serem impactados com as mudanças no cenário econômico, se a aplicação é mantida por muitos anos, é possível utilizar a remuneração desses ativos para reinvestir em novos produtos financeiros. Além disso, dependendo do período de resgate do investimento menor será o imposto de renda devido.

“Na hora de investir é fundamental o investidor pontuar seus objetivos e considerar uma parte das aplicações para um período de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, além de estar diversificando a carteira, ele estará contribuindo para o crescimento do patrimônio investido”, finaliza Breno Andrade.

Nenhum comentário ainda