INVOZ Entrega as Primeiras Doações da Campanha Meu Primeiro Computador para Estudantes
Publicado em 17 de março de 2023
A arrecadação de notebooks para a doação aos alunos do CASD é válida durante o ano todo
A associação INVOZ (Integrando Vozes para o Futuro)realizou a primeira entrega de computadores de 2023 para os estudantes atendidos pelo CASD, no dia 15 de março, na instituição de ensino. A doação faz parte do programa Meu Primeiro Computador, uma iniciativa do INVOZ. O computador, além de uma ferramenta de estudo, é um objeto de inclusão para quem o recebe. A campanha de arrecadação de notebooks prossegue: a meta é conseguir mais de 100 computadores ao longo do ano, para serem repassados a outros alunos.
Na entrega estavam presentes representantes do INVOZ, CASD, alunos e das empresas parceiras: PSR Soluções e Consultoria, que doou os notebooks, e Dualsys, responsável pela limpeza e formatação dos equipamentos.
Foram entregues 11 notebooks. Entre os que receberam estava Maria Tscherniak Rodrigues, de 17 anos. Ela já cursa o ensino técnico em eletrônica e se prepara para realizar o sonho de ingressar na faculdade e cursar Ciências da Computação. A estudante pretende prestar vestibular nas instituições Unicamp, Unesp, e realizar o Enem.
Maria comentou a importância de contar com o notebook doado pelo INVOZ: “Essa iniciativa é muito importante, pois muitos dos alunos de escola pública não possuem condições financeiras para comprar um notebook para o estudo diário em casa. Ajuda a melhorar a dedicação aos estudos. O computador é nosso aliado na produtividade, concentração e organização, possibilita fazer pesquisas, realizar trabalhos, produzir textos longos, um futuro simulado online, entre outras tantas tarefas. Estou muito agradecida pela doação, é um incentivo para alcançar o objetivo de passar numa universidade”.
Clara Cavalheiro, de 18 anos, recebeu a doação no ano passado. Ela foi aprovada em três instituições, e está cursando Engenharia de Computação na Universidade Federal de São Paulo. Clara reforça como a iniciativa do INVOZ é agregadora para a educação: “Recebi o notebook na hora certa, pois eu não tinha memória disponível no celular, o que era ruim para acessar as plataformas do curso para estudar. O notebook facilitou o processo, principalmente pelo acesso a pesquisas, e-books, listas de exercícios. Nem todos têm condições de comprar um, a doação é uma iniciativa que facilita os meios de auxiliar muitos alunos para a aprovação”.
Da pandemia para cá, o CASD começou a utilizar plataformas para ministrar o curso, e os computadores doados passaram a ter um novo peso. Segundo Leonardo Friedrich, presidente do CASD, “Houve uma migração dos ensinamentos do CASD para as plataformas, e isso ajudou os alunos a permanecerem no curso de forma EAD no primeiro momento. E as ferramentas on-line continuam nos ajudando, pois temos plataforma de simulados, correção de listas e redações. Há toda uma comunicação facilitada entre professor e aluno, notoriamente vemos reflexos disso nas aprovações que estamos tendo no CASD e pelos relatos dos alunos. Essa ação do INVOZ tem muito valor.
Elder de Paula e Wagner Siqueira, da empresa Dualsys, foram até o CASD acompanhar as doações. Siqueira ficou emocionado na entrega dos notebooks: “É um privilégio fazer parte dessa parceria com o INVOZ. Durante a entrega fiquei muito emocionado. Desde ver o entusiasmo do aluno do ITA que ensina como professor ao entusiasmo do aluno da rede pública que aprende. Outro momento foi a entrega dos notebooks: não é apenas um equipamento, é um facilitador de sonhos”.
“Essa não foi a primeira vez que o INVOZ doa computadores para estudantes de baixa renda. Na pandemia, a entrega de dezenas de computadores ao CASD os ajudou muito. Pode imaginar a alegria de um estudante que acessava os conteúdos da internet apenas pelo seu celular e agora passa a ter um laptop? Assim, mais uma vez, nossa emoção foi renovada. O INVOZ tem a certeza de que Maria realizará esse sonho. Então, podemos também estar certos de que essa jovem jamais se esquecerá desse momento e, certamente, manterá o círculo virtuoso de dar e receber”, finalizou um dos representantes e associado do INVOZ, Manoel de Oliveira.
Ao final da entrega da doação de notebooks, o CASD prestou uma homenagem de agradecimento aos representantes, com a entrega do Troféu Albertinho, uma referência ao nome da entidade CASD – Curso Alberto Santos Dumont, que oferece cursos preparatórios de vestibulinho para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para as Doações
As doações podem ser feitas por empresas ou pessoas físicas, o objetivo do INVOZ é conseguir este ano mais de 100 notebooks. Os computadores podem ser entregues na secretaria do CASD. Em caso de necessidade de recolher os equipamentos, entrar em contato com:
CASD: (12) 3934-9386
INVOZ: Ana (12) 98148-1440 | Fúlvio Delicato (11) 99602-2661