Home » Jaguariúna potencializa o turismo cultural com grandes esculturas espalhadas em pontos estratégicos da cidade

Jaguariúna potencializa o turismo cultural com grandes esculturas espalhadas em pontos estratégicos da cidade

Publicado em 23 de dezembro de 2024

 

 

Inauguração de “Duas Mãos” promete atrair mais visitantes e fortalecer a cultura do município

Jaguariúna vem se destacando cada vez mais por fomentar seu crescente turismo cultural com obras de arte. A cidade anunciou o lançamento de mais uma escultura para encerrar 2024, no dia 28 de dezembro. Com o sucesso da série de esculturas dos 70 anos da cidade, o artista Rafael Brancatelli anuncia mais uma obra na região. A escultura “Duas Mãos” marca um novo capítulo na carreira de Brancatelli, conhecido por suas criações inspiradas na natureza. Diferente de suas obras anteriores, a nova obra inaugura uma nova coleção que explora a temática de coração, abrindo novas perspectivas artísticas e atraindo um público diversificado.

Em comemoração aos 70 anos de emancipação do município, Jaguariúna recebeu uma série de esculturas de grande porte que agora enfeitam pontos estratégicos da cidade. Entre elas, estão o imponente “Jaguar Negro”, o vibrante “Touro Indomável” e os majestosos “Cavalos Brancos”, que celebram a forte conexão de Jaguariúna com a natureza e sua cultura rural.

A obra “Touro Indomável”, em particular, tem uma forte ligação com o rodeio, representando a força e a tradição do evento. Esta destaca a importância do rodeio tanto para a identidade cultural da cidade quanto para o turismo local, atraindo milhares de visitantes anualmente. Com isso, as obras de Brancatelli se integram ao já consolidado turismo da cidade, que inclui o passeio no trem turístico da Maria Fumaça e o próprio Rodeio de Jaguariúna, que recebe mais de 100 mil pessoas por edição. As esculturas, além de homenagearem a cidade e suas raízes, também funcionam como uma nova atração para os turistas, que agora têm mais um motivo para visitar e apreciar a história e o patrimônio local.

O sucesso das obras de Brancatelli tem sido um motor para o turismo local. “Além de apoiar a economia local, o turismo de arte promove o desenvolvimento sustentável, educa e inspira, promovendo a compreensão e a tolerância entre diferentes culturas. Cidades como Mairiporã e São Paulo já testemunharam o impacto positivo das obras de arte no aumento do fluxo turístico e na preservação do patrimônio cultural”, diz Rafael.

A arte é um dos motores turísticos do Brasil, com museus, galerias e exposições espalhadas pelo país. O turismo cultural oferece uma oportunidade para os turistas explorarem a história e a cultura brasileiras por meio das suas variadas expressões artísticas. Com influências indígenas, africanas e europeias, a arte brasileira é um mosaico rico que inclui pintura, escultura, música, literatura, teatro e dança.

“Agora, com a chegada da obra ‘Duas Mãos’, Jaguariúna reafirma sua vocação para o turismo cultural. A nova escultura promete ser mais um símbolo de amor, inspirando visitantes e mantendo viva a tradição artística da cidade. Com essa nova adição, Jaguariúna está preparada para encerrar 2024 com chave de ouro e iniciar 2025 com renovado vigor”, finaliza Brancatelli.

Sobre Rafael Brancatelli

Rafael Brancatelli é um artista brasileiro conhecido por representar a natureza através da arte. Suas obras são verdadeiras celebrações do reino animal, elas captam de forma única a sua essência e significado em cada escultura. Liderando uma talentosa equipe multidisciplinar, vem fazendo esculturas e pinturas exclusivas para clientes ao redor do mundo, além de obras para as maiores empresas nacionais e internacionais. Ganhou destaque pela criação da obra “Touro de Ouro” da Bolsa de Valores – B3 e pela escultura do Bira, um dos principais mascotes do Botafogo, em comemoração do aniversário de 130 anos do time.

Nenhum comentário ainda