Home » Litoral ganhará posto de descartes eletrônicos no sábado (25)

Litoral ganhará posto de descartes eletrônicos no sábado (25)

Publicado em 16 de maio de 2024

 

 

Ação em formato Drive Thru acontecerá no Serramar em parceria com Rotary Club de Caraguatatuba Poiares e contemplará até eletrodomésticos de grande porte

No Brasil, mais de 1,5 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartadas por ano, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, posicionando o País como o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo. Atentos a este cenário, o Serramar e o Rotary Club de Caraguatatuba Poiares farão mais uma edição do Drive Thru Descarte de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, no dia 25 de maio, sábado, das 9h às 18h.

“Nós já mantemos uma parceria mensal com o Programa de Descarte Solidário do Rotary Poiares, que recolhe os resíduos dos nossos coletores de Pilhas, celulares e baterias, agora queremos ampliar esta ação para a região, reafirmando nosso compromisso de sermos mais que um centro de compras”, explica Gláucia Acciarito, gerente de marketing.

O que é considerado lixo eletrônico

Todo o lixo ou resíduo proveniente de equipamentos eletrônicos, como placas de computadores, telefones celulares, TVs, eletrodomésticos até itens menores, como baterias, pilhas e cabos, recebem o nome de Resíduos de Equipamento Eletroeletrônico (REEE), de lixo eletrônico ou ainda e-lixo. Os moradores do litoral norte paulista poderão levar até o Drive Thru:

Pilhas e bateria portáteis: pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis de 9 V, etc.
Equipamentos de informática e telefonia: computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores e outros.
Pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios, etc.
Grandes equipamentos: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar condicionados, microondas, grandes TVs, etc.

Solidariedade e Meio Ambiente

“Todo volume será levado para uma empresa especializada em reciclagem de lixo eletrônico e o valor total obtido será utilizado na compra de cadeiras de rodas, que serão entregues pelo Rotary Poiares”, explica Gláucia.

A pesquisa “Lixo Eletrônico no Brasil”, da Green Eletron, mostra que os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) estão se popularizando. Em 2023, caiu a taxa de quem nunca ouviu falar nesses locais de coleta. Se em 2021 esta taxa era de 33%, agora está na ordem de 29%.

“Sabemos que cada envolvido neste ciclo tem sua responsabilidade, mas, queremos potencializar cada vez mais a prestação de serviços à comunidade em que estamos inseridos, pois sem isso, a logística nem começa”, completa Gláucia, que relembra outros benefícios do programa dos coletores já instalado recorrentemente pelo shopping: “A reciclagem evita que substâncias nocivas sejam liberadas no meio ambiente, conserva recursos naturais e ainda estimula a economia circular”, finaliza.

Nenhum comentário ainda